quinta-feira, 12 de julho de 2012

365 dias mais ecológicos


Por Giuliana Capello
Fonte: planetasustentavel.abril.com.br

Sabe aquele velho papo de começar o ano cheio de promessas do tipo fazer mais exercícios, comer menos doce, destinar mais tempo para os amigos e a família e coisas do gênero? Isso me lembra a história da americana Marisa Lynch, que vou contar a você. Em 2009, ela estava à beira dos 30 anos quando foi demitida de um emprego que odiava. Para “extravasar” as mágoas e angústias, resolveu assistir ao filme Julie & Julia, em que uma mulher – também recém-trintona e infeliz profissionalmente – decide criar um blog para compartilhar a experiência de cozinhar todos os pratos de um livro de receitas de uma famosa chef de cozinha.
O filme inspirou Marisa a também criar um blog, mas com um objetivo diferente: o desafio era transformar uma peça de roupa usada em um modelito descolado, todos os dias – e postar os detalhes no blog, é claro. Para isso, ela definiu algumas regras: cada peça tinha que custar apenas US$ 1 e ser adquirida em brechós ou vendas de garagem (bastante comuns nos EUA). Nada de shoppings ou lojas de rua. No total, portanto, ela teria US$365 para gastar em 365 dias e criar 365 peças exclusivas.
Bom, a máquina de costura herdada da mãe ajudou na missão fashion e Marisa ficou craque em cortar, costurar, inventar, improvisar. É incrível ver o que ela fazia com roupas que pareciam “sem futuro”.
Além da economia – Marisa tem jeito de ser do tipo que gasta horrores em roupas – ela ganhou uma habilidade inquestionável e divulgou o feito na imprensa, inspirando várias seguidoras. A história completa, com os 365 posts e roupas transformadas estão no site 
www.newdressaday.com.
Não é a primeira vez que alguém inventa metas malucas – se bem que podem ser bem interessantes também – para cumprir em um ano. Você já visitou o site www.buynothingchristmas.org? É bem oportuno… Tem também a experiência da Colleen, registrada no site www.365lessthings.com, que prometeu doar, jogar fora ou vender um item sem uso de sua casa todos os dias, durante 12 meses. Quer mais? Já ouviu falar, provavelmente, de Mark Boyle, que passou um ano sem dinheiro, não? Pois é, a experiência virou até livro: The Moneyless Man: A Year of Freeconomic Living.
E ainda tem mais: Adam Greenfield, inglês que mora em San Francisco, EUA, registrou no blog www.gubbinsexperiment.blogspot.com sua “façanha” de passar um ano sem carro – isso incluiu taxi, motocicletas e até mesmo veículos híbridos e carros elétricos. Como ele se locomoveu? A bike foi sua resposta mais comum. Não deve ter sido tão ruim assim…
Ah, e tem as versões mais light, para quem prefere metas de curto prazo ou sabe ser realista… Bons exemplos são as campanhas Buy Nothing Day, Segunda Sem Carne e Dia Mundial Sem Carro, em que você se compromete a não comprar nada, não comer carne ou não usar o carro, mas só por um dia… Já é um começo, não?
Tudo isso para dizer a você que ainda dá tempo de pensar num blog interessante, que seja inspirador e educativo – principalmente para você. Que tal um ano sem alimentos industrializados? Difícil tarefa, hein? Ou, quem sabe, 12 meses sem televisão? Ou ainda 365 dias cultivando uma horta, fazendo compostagem caseira, usando absorventes de pano (não descartáveis), testando tecnologias ecológicas… 



Nenhum comentário:

Postar um comentário