sexta-feira, 13 de julho de 2012

Abece cria comitê para normatizar certificação de projetos

Texto base deve ficar pronto no início de 2013 e será encaminhado à ABNT



A Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) criou o Comitê Técnico de Certificação e Auditoria de Projeto, que pretende desenvolver o texto base para normatizar a certificação de projeto. Assim que pronto, o documento será encaminhado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O grupo é coordenado pelos engenheiros Augusto G. Pedreira de Freitas e Nelson Covas. Participam também do comitê profissionais da área de certificação e de escritórios de projetos. Segundo de Freitas, ainda serão convidados outros profissionais que desejam contribuir com a elaboração do texto.
Além da criação do texto base, o comitê também pretende definir as condições de auditoria de um projeto no caso de um colapso. "O principal ponto a ser analisado não é o fato de o projeto seguir ou não completamente a norma, mas sim se contribuiu ou não para o colapso da estrutura", explica o engenheiro. Ele também afirma que o objetivo final desta ação é que projetos de um determinado porte passem por auditorias constantes.
O comitê reuniu diversos textos e normas de outros países relacionados à certificação de projeto e um texto preliminar para basear a discussão do meio técnico está sendo elaborado. Esse texto será analisado e revisado pelo grupo e, a partir de então, serão estabelecidos canais de discussão para criação do texto base.
A Abece prevê que a conclusão do texto aconteça no primeiro semestre de 2013. "Uma vez finalizado, publicaremos como forma de recomendação da entidade e levaremos à ABNT, solicitando a abertura de uma comissão de norma", finaliza de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário