terça-feira, 10 de julho de 2012

Obra rápida, limpa e eficiente


Nenhuma árvore foi removida durante a construção desta casa. Não houve escavações, movimentação de terra ou impermeabilização do solo. Bem pensada, a logística da obra tornou o processo limpo e eficiente, além de levar em conta uma questão social: "Contratamos trabalhadores locais para desestimular a ocupação desordenada da região. Muitas vezes, pessoas trazidas de outros lugares se instalam por lá em condições precárias", afirma o arquiteto Pedro Nitsche, autor do projeto com a irmã, Lua. Simples, o desenho da planta partiu de uma medida-padrão estabelecida para os quartos: 3,50 x 6 m. Três desses módulos compõem o bloco que reúne sala, cozinha e área de serviço (veja a planta), e a circulação ocorre pelas varandas laterais. "Essa configuração pode ser revista e dar origem a novas formas de usar o espaço. Flexibilidade é a chave para a longevidade de uma casa", diz Pedro.

Estrutura pronta em 5 dias

Pré-cortado e com cada componente numerado pela ITA Construtora, o esqueleto de madeira teve montagem rápida. A espécie escolhida foi o jatobá (proveniente de manejo florestal). "Com densidade alta e naturalmente resistente, essa madeira dispensa tratamento químico", explica o arquiteto. Repare que os pilares não encostam diretamente no piso: estão engastados em tubos galvanizados chumbados na laje de concreto, medida preventiva contra o apodrecimento.





LAJE PRÉ-MOLDADA SUSPENSA DO SOLO 
Para impedir a impermeabilização da terra, interferir o mínimo possível no caimento do terreno e diminuir os efeitos da umidade excessiva do litoral norte de São Paulo sobre a estrutura de madeira, a construção descansa sobre uma plataforma suspensa de concreto pré-moldado. A pedra são tomé, resistente e antiderrapante, reveste o piso de todos os ambientes. "É um material com toque gostoso e bastante prático para uma casa de praia", diz o arquiteto.

DE OLHO NO CONFORTO TÉRMICO 
Entre as telhas de alumínio termoacústico (encomendadas na medida exata para não gerar sobras) e o forro de MDF, um vão que mede de 0,90 a 1,20 m permite a circulação do ar, o que previne o acúmulo de calor e sua irradiação para os ambientes. Nesse espaço, deixado aberto para não servir de abrigo a bichos, passam ainda os cabos elétricos. O beiral generoso (chega a 1,90 m) oferece um bom sombreamento e protege a casa da chuva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário