quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Antes de comprar um imóvel, faça as contas


Por Roberto Aloureiro
Antes de financiar um imóvel, é preciso saber se a renda de você e da sua família é suficiente para arcar com as despesas do novo bem. O cálculo deve ser objetivo e preciso, de forma a não haver surpresas depois de efetuado o negócio – e a dica vale não só para imóveis, mas para todo tipo de bem que tenha um impacto significativo no orçamento familiar.
Para ajudar na decisão de fechar ou não o negócio, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou uma tabela, com o objetivo de definir as necessidades e planejar os gastos considerando a renda disponível, seja de uma só pessoa ou de toda a família.
Depois de preencher a tabela acima, o consumidor deve observar:

- Se a receita (os ganhos) for maior que a despesa, o orçamento está sob controle;
- Se a receita equivale à despesa, é aconselhável ficar atento e não exceder as despesas;
- Se a receita for menor que a despesa, é necessário reduzir os gastos.
No caso de um financiamento de imóvel, o consumidor deve calcular precisamente qual o valor das prestações que pode pagar, sem prejudicar o pagamento de outras contas e sem se endividar demais. Afinal, tomar um crédito significa um acréscimo nas despesas do orçamento. Na dose certa, o crédito pode resolver um problema ou viabilizar um plano. Na dose errada, pode gerar superendividamento e aborrecimentos como ter o nome incluído em listas de devedores.
Claro que a decisão de compra depende de uma série de outros fatores. Porém, a tabela pode ajudar o consumidor a tomar uma decisão e contribuir para o equilíbrio financeiro de toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário