sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Casas frescas, planeta quente



Devo confessar que o título acima foi copiado de uma matéria que li na versão em português do jornal  The New York Times, publicado pela Folha de S.Paulo. Além de ser perfeito para o tema que eu quero abordar, vinha abaixo desta foto, que também reproduzo aqui porque me deixou bastante impressionada. Embora seja em Mumbai, na Índia, poderia ser em um dos grandes centros urbanos das regiões mais quentes do Brasil.
Para aliviar o calor dentro das casas e dos escritórios, não há limites para o número de aparelhos de ar condicionado instalados. Com a ampliação da classe média, lá e aqui, mais e mais famílias estão comprando esse equipamento. O que muitos consumidores não sabem é o enorme dano que os gazes usados para a refrigeração do ar nesses aparelhos causam ao meio ambiente de todo o planeta.  
Esses gazes contribuem com o aquecimento global, que afeta a canada de ozônio, milhares de vezes mais do que o dióxido de carbono (CO2), maior vilão no efeito estufa. E pensar que esse mal pode ser resolvido com um bom projeto de arquitetura. Por isso, vamos privilegiar nas novas construções a ventilação cruzada com grandes janelas, se for possível em lados opostos de cada cômodo, com veneziana, tela ou treliça, em vez de gastar depois com esses aparelhos. Veja abaixo alguns exemplos. O último é um projeto de Gui Paoliello, que possui paliçada de madeira nas janelas de um lado, fotografado por Nelson Kon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário