segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O glamuroso universo dos castelos-hotéis

Conheça o complexo de dez estabelecimentos quatro estrelas do Grandes Etapes Françaises
MERCADO | Estilo de vida
Por Roberta Namour, especial da França  - 05/10/2010


Os pesados e imensos portões se abrem permitindo a passagem por entre o túnel formado pelas árvores. Basta caminhar alguns minutos para que, enfim, as majestosas torres do castelo Esclimont dêem o ar da graça.  Pela janela já é possível ver os candelabros acesos numa acolhedora sala de estar. Na porta de entrada, no lugar da cavalaria do reino, apenas um mordomo sorridente. A fortaleza, que em outras épocas foi palco de cenas medievais, é hoje um pitoresco hotel no norte da França. O Château d’Esclimont faz parte dos dez castelos-hotéis do Grandes Etapes Françaises – uma empresa familiar que o herdeiro Pierre Traversac se vangloria de ser um caso único na história da França. “Cada estabelecimento tem uma identidade própria que dita sua atmosfera”, diz ele. A autenticidade a que Pierre se refere se deve a seu pai, René Traversac. 
O conceito castelo-hotel foi criado por ele no final dos anos 1950. Engenheiro e fotógrafo industrial, ele viajava constantemente, mas nunca tinha encontrado pelo mundo um lugar que pudesse o transportar a um outro universo. E foi pensando em proporcionar algo do gênero que ele adquiriu, em 1956, sua primeira propriedade, o Renaissance du Pays d’Anjou – “Le Prieuré”. Nascia ali o que hoje se chama deChâteau-hôtel. 
Exatos 54 anos depois, a família Traversac coleciona dez hotéis quatro estrelas – todos com uma decoração personalizada, de acordo com o passado histórico a que pertencem. Só no ano passado, o complexo hoteleiro faturou 29 milhões de euros. Além de um serviço requintado de acomodação, os chefs de cozinha que comandam os menus dos hotéis são velhos conhecidos dos apreciadores da boa gastronomia. Alguns castelos oferecem ainda uma degustação de vinhos regionais raros em suas caves. 
Por mais dispendioso que possa parecer se hospedar em um castelo, as tarifas não são abusivas. Os preços dos quartos começam em 105 euros. Os apartamentos estão a partir de 413 euros. As diárias não incluem alimentação. O café da manhã custa 22 euros. A empresa também oferece pacotes promocionais. Um final de semana com pensão completa e garrafa de champagne sai por 730 euros o casal. Mais informações no 
www.grandesetapes.fr
Conheça algumas particularidades de cada estabelecimento:

Le Prieuré  (1956): Localizado no Vallée de la Loire (7 km à oeste de Saumur).
O lugar ainda preserva vestígios de uma capela do século X e a construção quase intacta do castelo que data do século XVI. A instalação possui 21 quartos no castelo e 15 outros numa residência secundária. O jardim possui 25 hectares, uma piscina aquecida a céu aberto, quadra de tênis e campo de golf em miniatura.  
Le Château d’Artigny (1962): Situado em Touraine (10 km ao sul de Tours).
Conhecido internacionalmente, o castelo foi construído pelo célebre fabricante de perfumes François Coty, num mais puro estilo do século XVIII. Possui 65 quartos e apartamentos (distribuídos entre o Castelo, o Pavilhão de Ariane, a Cidade dos Perfumes e o Port-Moulin). Oferece um centro de fitness e salões para conferências. No jardim de 25 hectares, há uma piscina aquecida a céu aberto, duas quadras de tênis e uma de golf. As grandes atrações do hotel são a cave,  que conta com 20 mil rolhas, e o Jardin de la France, um restaurante tipicamente local.  
Le Domaine de Beauvois (1967): à 10 km à de Tours.
O castelo data do século XV. Oferece 35 quartos e um apartamento, salões de conferências, dois restaurantes - o Louis XIII e Louis XV - e uma bela cave de pedra que proporciona degustações ao longo do ano. Na área de lazer, passeios de bicicleta pelos 140 hectares do jardim, quadra de tênis e piscina aquecida a céu aberto.  
Le Château d’Isenbourg (1974): Pertencente a antiga cidade de Rouffach (10 km ao sul de Colmar)
O castelo fazia parte das instalações do Reino de Austrasie. Ainda conserva as caves que datam dos séculos XII e XIV. Conta com 41 quartos, um restaurante e um terraço que proporciona uma vista panorâmica da Alsacia, da Floresta Noire e dos Alpes Suíços. O castelo é rodeado por quatro hectares de plantação de uvas, usadas na produção do vinho "Clos Château d'Isenbourg". O SPA d’Isenbourg oferece piscinas cobertas e a céu aberto, sauna, jacuzzi, hammam, massagens tailandesas e tratamentos corporais e faciais.  
Le Mas d’Artigny & Spa (1973): Instalado na Côte d’Azur (20 km de Nice).
O complexo hoteleiro com 25 piscinas está situado numa magnífica propriedade de oito hectares, próximo a Saint-Paul de Vence. Única construção inteiramente contemporânea do grupo. O hotel possui 43 quartos, 21 apartamentos com piscina privativa e quatro instalações independentes, com dois a oito quartos e piscinas. Oferece um restaurante com vista panorâmica, inspirado na culinária da Provance. Com duas quadras de tênis, piscina aquecida e jardim de esculturas. O Castelo ainda oferece um serviço de spa de alto nível no Spa Néocéa by Daniel Jouvance. 
Le Château d’Esclimont (1981): Localizado entre Chartres e Rambouillet (60 km de Paris)
Construído em 1543, na propriedade de Esclimont, por Etienne de Poncher, Arcebispo de Tours. Conta com 52 quartos e apartamentos (distribuídos entre o Château, a Tour des Gardes, o Trianon e o Pavillon des Trophées). No jardim de 64 hectares, oferece duas quadras de tênis, uma piscina a céu aberto e sobrevôo pela propriedade.  
Le Château de Divonne (1984): 15 km de Genève
Do início do século XI, o castelo foi inteiramente destruído em um incêndio. Foi reconstruído alguns séculos depois no estilo Louis XV. Possui 33 quartos, um restaurante renomado – a especialidade da casa são os peixes do lago Léman – e uma cave conhecida por sua grande variedade de vinhos, especialmente o Jura e o Savoie. Na área de lazer, piscina aquecida a céu aberto, terraço panorâmico e um jardim de 22 hectares.  









Nenhum comentário:

Postar um comentário