quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Outlets virtuais


Outra iniciativa que tem ganhado força com o acúmulo de estoques são os sites especializados em ofertar imóveis com descontos. No PromoImóveis, que atua no Rio de Janeiro, em São Paulo e desde março está presente em Brasília, os descontos oferecidos podem chegar a 25% em unidades prontas ou em construção. Em abril último, uma cobertura dúplex de 126 m2 e pronta para morar, no bairro Águas Claras, em Brasília, estava sendo anunciada de R$ 584 mil por R$ 496 mil. O negócio deve alcançar ainda Porto Alegre, Salvador e Curitiba até o final deste ano.
O abatimento nos preços é possível graças à parceria com 25 construtoras e incorporadoras, interessadas na ferramenta para desovar as unidades remanescentes. “Negociamos promoções vantajosas e captamos clientes qualificados. Em seguida, encaminhamos o processo para as imobiliárias, que fazem o fechamento do negócio”, explica Luiz Turano, criador e diretor do site. Em março último, a PromoImóveis ganhou um concorrente forte: a RealtON, hoje presente apenas em São Paulo. Fruto da parceria entre o fundo de private equity Artesia e o executivo Rogério Santos – que já passou por Tecnisa, Cyrela e Abyara –, a empresa funciona como uma ponta de estoque virtual, com descontos de 15% a 32% em imóveis de alto padrão, prontos na maioria dos casos.
A RealtON conta com uma equipe de profissionais denominados hosts, oriundos de lojas de grife como Armani, que cuidam inclusive do fechamento do negócio. A remuneração do site vem de um percentual pago pelas incorporadoras e construtoras sobre as vendas. “Nosso canal se mostra eficiente e não exige muito investimento. O que ganhamos na intermediação do negócio chega a ser de três a quatro vezes menos que o custo que a incorporadora teria com outras ações de vendas”, garante Santos.
Ele afirma já ter sido procurado por 80% das companhias de capital aberto, interessadas em firmar parceria. “Nos procuraram antes de serem prospectadas e já estamos trabalhando com boa parte delas”, comemora. A Tecnisa é uma das empresas que investiu na nova ferramenta. Segundo o diretor de marketing e ambientes digitais da incorporadora, Romeo Busarello, imóveis que saem do radar dos corretores ganham destaque com esse novo modelo de negócio.
O balanço do primeiro mês de atuação do site é positivo. “Nossa expectativa de vendas foi superada em 18% e o ticket médio ficou entre R$ 500 mil e R$ 600 mil”, conta Rogério Santos. Com os bons ventos do mercado, a RealtON planeja entrar em duas novas praças a cada seis meses. A lista tem como prioridades Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Salvador, Curitiba e Belém, locais onde a empresa detectou maior demanda.

Por PINI Web

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