Outra iniciativa que tem
ganhado força com o acúmulo de estoques são os sites especializados em ofertar
imóveis com descontos. No PromoImóveis, que atua no Rio de Janeiro, em São
Paulo e desde março está presente em Brasília, os descontos oferecidos podem
chegar a 25% em unidades prontas ou em construção. Em abril último, uma
cobertura dúplex de 126 m2 e pronta para morar, no bairro Águas Claras, em
Brasília, estava sendo anunciada de R$ 584 mil por R$ 496 mil. O negócio deve
alcançar ainda Porto Alegre, Salvador e Curitiba até o final deste ano.
O abatimento nos preços é
possível graças à parceria com 25 construtoras e incorporadoras, interessadas
na ferramenta para desovar as unidades remanescentes. “Negociamos promoções
vantajosas e captamos clientes qualificados. Em seguida, encaminhamos o
processo para as imobiliárias, que fazem o fechamento do negócio”, explica Luiz
Turano, criador e diretor do site. Em março último, a PromoImóveis ganhou um
concorrente forte: a RealtON, hoje presente apenas em São Paulo. Fruto da
parceria entre o fundo de private equity Artesia e o executivo Rogério Santos –
que já passou por Tecnisa, Cyrela e Abyara –, a empresa funciona como uma ponta
de estoque virtual, com descontos de 15% a 32% em imóveis de alto padrão,
prontos na maioria dos casos.
A RealtON conta com uma equipe
de profissionais denominados hosts, oriundos de lojas de grife como Armani, que
cuidam inclusive do fechamento do negócio. A remuneração do site vem de um
percentual pago pelas incorporadoras e construtoras sobre as vendas. “Nosso
canal se mostra eficiente e não exige muito investimento. O que ganhamos na
intermediação do negócio chega a ser de três a quatro vezes menos que o custo
que a incorporadora teria com outras ações de vendas”, garante Santos.
Ele afirma já ter sido
procurado por 80% das companhias de capital aberto, interessadas em firmar
parceria. “Nos procuraram antes de serem prospectadas e já estamos trabalhando
com boa parte delas”, comemora. A Tecnisa é uma das empresas que investiu na
nova ferramenta. Segundo o diretor de marketing e ambientes digitais da
incorporadora, Romeo Busarello, imóveis que saem do radar dos corretores ganham
destaque com esse novo modelo de negócio.
O balanço do primeiro mês de
atuação do site é positivo. “Nossa expectativa de vendas foi superada em 18% e
o ticket médio ficou entre R$ 500 mil e R$ 600 mil”, conta Rogério Santos. Com
os bons ventos do mercado, a RealtON planeja entrar em duas novas praças a cada
seis meses. A lista tem como prioridades Rio de Janeiro, Brasília, Manaus,
Salvador, Curitiba e Belém, locais onde a empresa detectou maior demanda.
Por PINI Web
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