quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Palm Islands – as ilhas das mil e uma noites dos Emirados Árabes

MERCADO | Imóveis 
por Cristina Piffer


As ilhas artificiais de Dubai nos Emirados Árabes remetem a um cenário de sonho. A Palmeira Jumeirah, a Palmeira Jebel Ali e a Palmeira Deira são consideradas as maiores ilhas artificiais do mundo e contarão com resorts, restaurantes, marinas e residenciais de luxo.
Em formato de palmeiras e com uma lua crescente no topo, as ilhas fazem parte de um plano para desenvolver o turismo e diversificar a economia dos Emirados Árabes Unidos, já que há uma previsão de queda na produção de petróleo da região.
As ilhas são formadas pela dragagem do fundo do golfo, além das pedras trazidas de todo Emirado. Para se ter uma idéia, com o material utilizado poderia ser construído um muro de 2 metros de altura por meio de largura que daria a volta ao mundo três vezes. A empresa Nakheel Properties é responsável pela construção das três ilhas.
A Palmeira Jumeirah foi a primeira a ser construída, com as obras iniciadas em junho de 2001. A ilha já possui marinas e residenciais. Quando entraram no mercado imobiliário em 2004, as primeiras casas disponíveis foram totalmente vendidas em três dias. Além de luxuosas residências de férias, cerca de 30 hotéis serão instalados na ilha até o final de 2009, entre eles o Atlantis, The Palm e o Trump International Hotel & Tower.
A Palmeira Jebel Ali, iniciada em 2002, é 50% maior que Palmeira Jumeriah. A ilha, que deverá ficar pronta para receber a construção de casas em 2008, foi projetada para ser um lugar tranqüilo de relax e descanso. Já a Palmeira Deira, iniciada em 2004, deve ser a maior de todas e terá uma área maior que a ilha de Manhattan. Além das Palmeiras, outro projeto não menos arrojado é o The World - composto por cerca de 300 pequenas ilhas artificiais privadas, que no conjunto formam o desenho do mapa mundi.
Segundo a Palm Islands Real Estate, empresa responsável pelas vendas de imóveis, há vários tipos de propriedades para todos os perfis de investidores, desde que tenham bastante dinheiro disponível. O leque imobiliário oferece apartamentos de 1, 2 ou 3 dormitórios, Town Homes no estilo metropolitano e vilas nos estilos árabe, mediterrâneo e caribenho. Do alto, as casas elevadas sobre a água, chamadas Water Homes, formam o verso de um poema árabe.
Uma equipe de arquitetos internacionais desenvolveu projetos e estilos e os compradores têm ainda a possibilidade de personalizar os imóveis. O acabamento de todas as propriedades é de luxo, com mármore, cerâmica e vidro, cozinhas com alta qualidade em móveis, eletrodomésticos e metais. Os banheiros, com mármores no piso e paredes, contam ainda com espelhos e iluminação especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário