quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Residência cinco estrelas

O glamouroso The Plaza, em NY, vai longe para fazer os hóspedes se sentirem em casa e parte de suas instalações abriga hoje um condomínio de luxo.
MERCADO | ImóveisPor Estela Marchesini

Situado no cruzamento entre o Central Park e a 5ª Avenida, o hotel The Plaza sempre foi considerado um símbolo de New York. A imponente construção de 1907 contava com um design atemporal e um glamour que só um século de história podem conferir, mas precisava se atualizar para continuar oferecendo serviço de primeira e todo o conforto a que seus hóspedes estão habituados. Então, às vésperas de seu 100º aniversário, mais precisamente em 2005, começou uma reforma que duraria três anos e na qual seriam investidos US$ 400 milhões. “Uma grande equipe se envolveu com o projeto de renovação do Plaza, entre arquitetos, historiadores, engenheiros, artesãos e designers”, explica Shane Krige, gerente-geral do hotel. Tanto trabalho valeu a pena. No último mês de maio, o The Plaza voltou com todo o seu esplendor e duas novidades: além do hotel, a estrutura conta hoje com o Retail Collection (uma espécie de shopping center de luxo distribuído em seis pisos, que reúne marcas como a Assouline, de livros, e a Virtu, de celulares) e com as Private Residences, um condomínio de luxo. Tudo é propriedade da empresa americana El-ad, mas o hotel fica sob a administração da Fairmont Hotels & Resorts.
No hotel, as principais novidades são o Spa da marca Caudalie, o Chá da Tarde no salão Palm Court, o Champagne Bar, situado no novo lobby de frente para a 5ª Avenida, o estiloso Rose Club, e um jardim interno nomeado Tranquility, com piscinas, iluminação elaborada e paisagismo exótico. “Isso sem contar o serviço, em que cada quarto pode ser atendido por um mordomo e nossos concièrges antecipam cada desejo dos hóspedes”, completa Shane Krige.
Outros atrativos presentes nos 282 quartos (dos quais são 151 suítes) são a decoração em estilo Louis XV, as torneiras da marca Sherle Wagner folheadas a ouro 24 quilates, os detalhes em mármore entalhados a mão por artesãos especializados - nos banheiros - e um sistema de telão touch screen chamado Guest Service para facilitar a vida dos hóspedes: basta tocar na tela e requerer reservas de shows, restaurantes e táxis ou fazer qualquer outro pedido, por mais exótico que possa parecer. “Luxo, para nós, é a combinação de um bom ambiente e um serviço personalizado, mas principalmente é saber que todas as expectativas de nossos hóspedes são superadas e que sua estadia aqui foi memorável”, completa Shane Krige. A começar pelas diárias, que valem a partir de mil dólares (e podem chegar a 20 mil), hospedar-se no The Plaza é mesmo inesquecível.
Mas, para quem não se contenta com isso, tem mais. Quando inaugurou remodelado, o The Plaza realmente chamou a atenção e atraiu saudosos e curiosos a respeito de sua história refinada, mas uma outra clientela se aproximou da construção em estilo francês: a de compradores interessados nos 181 apartamentos de suas Private Residences. “Atualmente apenas uma unidade ainda não foi vendida”, explica o gerente do The Plaza. E olha que os valores batem nas estrelas. O empresário italiano Bub Chute foi um dos primeiros a comprar e pagou mais de US$ 13 milhões. Duas coberturas também teriam sido vendidas ao financista milionário russo Andrei Vavilov por US$ 53,5 milhões, mas a polêmica em torno dessa aquisição é grande. Segundo o jornal americano The New Yorker Observer, Andrei acredita ter pagado mais do que o imóvel valia e o grupo El-Ad não chega sequer a confirmar a compra. De qualquer forma, o valor não parece tão absurdo em se tratando de uma cobertura triplex de frente para o Central Park.  “Os compradores ainda têm acesso pleno aos serviços do The Plaza. E tem também a proximidade dos restaurantes, do Spa, do salão de beleza Warren Tricomi, do Fitness Center e da Retail Collection”, conclui Miki Naftali, CEO da El-Ad Properties.

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