terça-feira, 14 de agosto de 2012

Setor quer ampliação de lista de produtos com isenção de IPI

Fonte: Anamaco
Quinta, 9 de agosto de 2012
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, o presidente da Abramat, Walter Cover, o ministro Guido Mantega e o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, depois da reunião


BRASÍLIA - Dirigentes do setor de construção civil pediram nesta quarta-feira, 8, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ampliação da lista de produtos com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Walter Cover, o setor quer incluir na lista 40 novos produtos, que hoje têm IPI de 5% a 10%. Entre eles, vidros, pisos de vinil, de madeira e metais. O setor já é beneficiado com isenção de IPI para vários produtos e o benefício termina em 31 de dezembro deste ano.
O presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Elias Conz, disse que o mercado não está bem e que as vendas não foram boas no primeiro semestre do ano. Segundo ele, o setor quer construir com o governo mecanismos que possam melhorar o desempenho neste segundo semestre.
Os dois dirigentes disseram que o setor sofreu com o problema de oferta de crédito nos primeiros seis meses do ano e agora as condições de crédito são novas e, por isso, defendem a ampliação da desoneração. Eles destacaram como muito importante a decisão da Caixa Econômica Federal de oferecer novas condições para a linha Construcard, com recursos de R$ 5 bilhões, juros de 1,4% ao mês e prazo de pagamento de oito anos. Antes, os juros dessa linha eram acima de 2%. Eles pediram para que a operação da linha seja agilizada.
Os executivos discutiram ainda com o ministro a desoneração da folha de pagamentos do setor. Eles vão apresentar estudos para isso, mas defendem que a desoneração seja feita por linha de produto. Cover explicou que há segmentos, como o da produção de cimento, que não seria vantajosa a mudança na sistemática de cobrança. Mas outros, como tintas e cerâmica, já têm vantagem.

Novas medidas
O presidente da Anamaco disse que o ministro Mantega pediu para que o setor esteja em Brasília no próximo dia 14 para a reunião no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff, porque serão apresentadas novas medidas de estímulo ao crescimento. O executivo, no entanto, disse que o ministro não antecipou quais medidas seriam.
 
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário