terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alfred Sloan Jr



Alfred Sloan Jr. foi nomeado presidente da General Motors, em 1923, salvou a empresa da falência, transformando-a  numa gigante industrial e líder na implantação de inovações organizacionais.
Seu antecessor,  Willian Durant, um presidente carismático conduzia a empresa de maneira improvisada, centralizador, baseava-se apenas na intuição, cometia erros devido à impulsividade e privilegiava aqueles que concordassem com ele, baseava-se na lealdade pessoal e na inspiração. Dava ênfase excessiva às vendas, sem se preocupar com a sobrevivência da empresa.
O comportamento do seu antecessor foi terreno fértil para as inovações de Sloan, que criou princípios a serem seguidos pela empresa, definiu objetivos, criou comitês decisórios (financeiro e executivo) e departamentos de operações (comercialização, produção e distribuição).
Em substituição aos métodos intuitivos de Durant, Sloan introduziu novos instrumentos de administração (planejamento, formulação de políticas e relações com os distribuidores).
Suas inovações gerenciais chamaram à atenção do empresariado a época. Um dos seus admiradores foi Henry Ford que ficou muitoimpressionado com o modelo de administração da GM. Outra empresa que se apressou em  copiar os métodos gerenciais da GM foi a General Eletric.
Em curto prazo a GM conseguiu dobrar a sua produção e a longo prazo se transformou na maior fabricantes de automóveis do mundo, superando empresas como a Du Pont, General Eletric, dentre outras, superando a marca de um bilhão de dólares de faturamento.
Os números são impressionantes:
-  Em 1922 o quadro de pessoal da GM era de 25 mil empregados, quando Sloan deixou a empresa em 1962 já somavam 600 mil.
- No mesmo período as vendas de automóveis cresceram de 205 mil unidades para 4.491 mil.
- O patrimônio da empresa evoluiu de U$ 134 milhões para U$ 9,2 bilhões.
Sua filosofia administrativa apostou na descentralização, porém com controles. Aproveitou modelos de gestão do exercito, da igreja católica, ele era um estudioso das organizações.
Seus ensinamentos e experiências estão registrados no livro escrito por ele, “Meus Anos com a General Motors” um clássico da administração de empresas, considerado um dos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos.
Sloan se aposentou em 1962 e veio a falecer em fevereiro de 1966, aos 90 anos.
Seu desempenho durante o tempo que presidiu a empresa e o conselho de Administração (a partir de 1937) lhe rendeu o reconhecimento como um dos mestres da gestão no século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário