quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estratégia focada em inovação


Laercio Consentino é o CEO da empresa TOTVS, lider no Brasil no segmento de software de gestão empresarial (ERP), foi o grande idealizador do negócio e também da abertura de capital realizada (IPO), o que permitiu a capitalização e sua acelerada expansão, via aquisições e abertura de novos mercados.
No período de 2003 a 2008, a TOTVS adquiriu 21 empresas concorrentes, se consolidando no mercado nacional, onde atuava antes com a marca Microsiga e o produto mais conhecido era o ERP Proteus.
Com essa agressividade nas aquisições, novas fatias de mercado também foram incorporadas. Já é a segunda maior empresa de software da America Latina e pretende atuar em todos os países de lingua portuguesa, considerando que já está presente em Portugal e Angola.
Segundo reportagem do Jornal Valor, que acompanhou o Seminário “Reposicionamentos Estratégicos, Políticas e Inovação em Tempos de Crise”, realizado pela UFRJ, no qual Consentino palestrou, as empresas preocupadas com o tema buscam investir em desenvolvimento para inovar em tecnologia e fazer com que a produção seja focada nas necessidades dos clientes, para evitar que sejam simples comodities.
A transformação da TOTVS, em uma empresa de tecnologia, de serviços de valor agregado e também de software foi o caminho escolhido por Consentino, segundo ele, ” Estamos nos transformando numa empresa de nível global e, para isso, é preciso personalizar o atendimento, conhecer a necessidade do cliente, onde ele estiver.”
Observe que a estratégia focada em inovação segue um roteiro, que pode ser ordenado em tópicos para melhor entendimento:
1) Investir em desenvolvimento de novos produtos
2) Inovar em tecnologia
3) Evitar que o produto se transforme em comodities
4) Diferenciar e agregar valor
3) Personalizar o atendimento
4) Conhecer a necessidade do cliente, onde ele estiver
5) Adquirir empresas concorrentes, que possam contribuir com novos produtos, novos clientes e novos mercados
6) Se possível, pensar em escala global (mesmo que sejam poucos países, a princípio)
Concluo o texto relembrando o tema do seminário: ” Reposicionamentos Estratégicos, Políticas e Inovação em Tempos de Crise” e deixando as seguintes questionamentos?
- Qual é a estratégia da sua empresa para inovar em tempos de crise?
- Ela existe?
- Foi colocada em prática?
– Em que intensidade?

Fonte: Valor Econômico, 03/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário