terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Empreendedor vitorioso se espelha nos melhores


Na construção de um novo negócio, uma das ferramentas mais úteis, a meu ver, são as redes de relacionamento, onde as pessoas têm a oportunidade de trocar experiências e conseguem com isso eliminar etapas que seriam vencidas na base da tentativa e erro.
Sempre que sou procurado para opinar sobre um novo negócio, primeiro escuto o que meu interlocutor tem a falar e depois analiso se na minha experiência de vida teria algo catalogado que, de alguma forma seja útil para ele nesta fase de pesquisa e decisão, caso contrário não arrisco o palpite.
Um cuidado grande que deve ser tomado por quem parte em busca de informações sobre um novo negócio é encontrar fontes confiáveis. Possíveis concorrentes nem sempre são verdadeiros nas suas afirmações, pelo simples fato de serem concorrentes.
Palpiteiros de plantão são aqueles cidadãos que nunca deram certo em nada, mas entendem de tudo, desde fabricação de turbina de avião até nanotecnologia, fuja destes falsos sábios.
Gosto muito do equilíbrio entre a experiência dos empreendedores que já estão nos seus negócios a mais de vinte anos com os novos empreendedores que estão conseguindo triunfar a partir de novas experiências baseadas em tecnologia ou mesmo simples ousadia de mudar coisas já consolidadas, que passam a ser ofertadas de uma forma inovadora.
Entidades de apoio como SEBRAE, FIESP, FIERJ, FIERG, Associações Comerciais, dentre outras são fundamentais, mas insuficientes, apesar de representarem, não vivem o dia a dia do negócio, nada contra os atendentes que orientam nos balcões, só uma ressalva.
Uma sugestão é listar as pessoas que mais entendem sobre o negócio que você pretende montar e tentar contato com elas, seja por e-mail, telefone, ou mesmo através de reportagens publicadas por eles sobre o tema. Professores renomados de universidades públicas são bastante acessiveis. Veja na sua cidade quem seriam essas pessoas e tente um contato presencial
Dedique o tempo que for necessário nesta fase de pesquisa, mas, lembre-se sempre, nunca ouse acreditar que já sabe tudo e que está pronto, é preferível crer que já sabe o necessário para começar, mas que ainda terá muito a aprender.
Fonte: Blog do empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário