sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Profissionalização do mercado imobiliário


A matéria da Gazeta do Povo, do dia 11 de julho, destaca o crescimento do  mercado imobiliário , que contribuiu para o aumento da profissionalização de quem trabalha neste ramo. Em Curitiba, diversas instituições oferecem cursos de capacitação profissional voltados a corretores, ressalta a reportagem.
Segundo o coordenador do curso técnico de transações imobiliárias do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Claudir Schmidlin, os professores tentam repassar, em um ano e meio, uma cultura geral do mercado imobiliário.
“Nossa preocupação é que eles tenham conhecimento na parte de uso e ocupação do solo urbano, noções de construções civis, partes do direito, relações humanas, noções de economia, financiamento imobiliário, prática de imobiliários, informática, entre outros”, explica.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também oferta aos profissionais uma oportunidade de capacitação através do curso superior de tecnologia em negócios imobiliários, que forma tecnólogos. De acordo com a coordenadora, Marlene Lemes, a procura pelo curso tem aumentado e o perfil dos estudantes é bem diversificado. “Temos desde o rapaz que acabou de sair do ensino médio até corretores de 50 anos”, aponta.
Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) fez um levantamento do número de corretores no estado. Segundo os dados, entre 2008 e 2012, o setor teve um aumento de 60,98%. Em 2008, o estado contava com 6.897 profissionais – hoje são 11.103. Este aumento se deve à própria evolução do mercado que conta hoje com 1.721 imobiliárias no estado. Com a demanda por profissionais suprida, o atrativo está em quem sabe mais e melhor.
De acordo com o presidente do Creci-PR, Junior Pucci, a constante profissionalização é essencial para os corretores de imóveis, pois o mercado se tornou seletivo e elimina gradualmente os que não estiverem aptos a viver esta novo momento. “A evolução do mercado imobiliário é uma realidade no Brasil. Atualmente os clientes são bem informados e não precisam somente de um intermediador de vendas, mas sim de um gestor de negócios imobiliários”, aponta o presidente.

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