terça-feira, 2 de outubro de 2012

William Van Alen


Chrysler Building  é um ícone famoso em Nova York e foi construído entre 1928 e 1930. Até a criação doEmpire State Building em 1931, o Chrysler era o prédio mais alto da cidade com 319 metros (1047 pés). Desde então passou a ser o segundo mais alto até 2007, quando o Bank of America Tower (dê uma olhada no blog de 14/08) o colocou em terceira posição.
Foi projetado por arquiteto William Van Alen para abrigar a Chrysler Corporation. Quando sua construção começou no dia 19 de setembro de 1928, havia uma competição intensa em Cidade de Nova York para construir o arranha-céu mais alto do mundo.   Apesar do ritmo frenético em que o edifício foi construído (por volta de quatro andares por semana), nenhum trabalhador morreu durante a construção dessa estrutura.
O Chrysler Building é um exemplo clássico de arquitetura no estilo Art déco e considerado uma obra-prima de arquitetura por muitos arquitetos contemporâneos. Foi considerado um dos melhores exemplos de arquitetura na cidade de Nova York, em 2007, e também foi classificado nono na lista dos preferidos nos EUA pelo American Institute of Architects (Instituto Americano de Arquitetos).
A ornamentação do prédio foi baseada na indústria automobilística tão predominante naquele período e usada nos carros da Chrysler. Em total, o edifício atualmente contém 3862 janelas em sua fachada e foram usados quase quatro milhões de tijolos. Incrível que contaram o número de tijolos usados não?
O paradoxo dessa história toda é que os críticos de arquitetura na ocasião não gostaram do projeto e fizeram muitas críticas sobre o design do edifício arruinando a reputação de Van Allen.  Após o Chrysler, ele não fez mais nada em arquitetura e passou o resto de seus dias fazendo escultura. Que ironia não?


A ANJO TINTAS E SOLVENTES TEM A COR CERTA PRA VC!!
E QUE TAL AS CERÂMICAS E OS PORCELANATOS DO GRUPO LEF?  O PRETO DARÁ AQUELE TOQUE DE ELEGÂNCIA E SOFISTICAÇÃO!
NA POLY METAIS SANITÁRIOS, VC ENCONTRARÁ OS METAIS CERTOS PARA SEU EMPREENDIMENTO.  AQUELE METAL QUE COMBINARÁ COM OS DEMAIS DETALHES DE DECORAÇÃO!
CONFIRA AS TORNEIRA EM ABS DA VIQUA, VC IRÁ SE SURPREENDER COM A QUALIDADE E BELEZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário