quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Construtoras contratam haitianos para suprir falta de mão de obra


Depois que o governo federal autorizou a emissão de cem vistos mensais para haitianos que queiram se mudar para o Brasil, aumentou o número de cidadãos do Haiti nas obras brasileiras. Segundo o governo do Acre, pouco mais de mil haitianos já deixaram o estado em busca de oportunidades pelo país. Mato Grosso, Rondônia, Paraná e Santa Catarina são os principais estados que receberam grupos de estrangeiros no começo deste ano.
Eles buscam uma vida melhor no Brasil e se aproveitam da atual falta de mão de obra. A construtora Odebrecht, por exemplo, contratou cerca de 40 homens que estavam refugiados em Brasiléia (AC), para trabalhar na construção da hidrelétrica de Teles Pires, no Mato Grosso. Além disso, outros 50 haitianos estão em processo de legalização e devem ser contratados para trabalhar na usina de Santo Antônio, em Porto Velho (RO). Na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, a construtora Inbrasul contratou 17 funcionários oriundos do Haiti.
Já em Cascavel, no Paraná, já são 44 estrangeiros contratados para trabalhar nas obras de ampliação de um hospital e de uma faculdade, sendo a maioria haitiana, embora haja alguns imigrantes da República Dominicana. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cascavel (Sintrivel) pretende acompanhar o trabalho do grupo para garantir que eles recebam os mesmos direitos de trabalhadores brasileiros.
No início deste ano, o governo do Brasil anunciou que vai conceder anualmente 1,2 mil vistos a imigrantes haitianos, sem exigência de vínculo empregatício. Cada visto permite ao cidadão haitiano trazer a mulher, marido ou companheiro, pai e mãe, além dos filhos com menos de 24 anos, desde que sejam solteiros, estudantes e dependentes financeiramente. O estrangeiro que entrar no Brasil sem visto pode ser deportado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário