quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Elos da cadeia produtiva da indústria de construção


Fonte: FGV/Abramat

A atividade de construir movimenta um amplo conjunto de atividades
Por trás de um edifício já terminado, há um complexo processo de produção, que envolve elos da indústria da construção, da indústria de materiais, do comércio, dos serviços e da indústria de equipamentos. O conjunto desses elos é chamado de cadeia produtiva.  Cada material de construção empregado na obra tem sua própria cadeia produtiva.
Os blocos de concreto utilizados na edificação, por exemplo, pertencem à cadeia produtiva dos produtos de calcário. Essa cadeia inicia-se na extração do calcário, que é a principal matéria-prima. O cimento é o produto intermediário e, num estágio de maior transformação, encontra-se o bloco de concreto.
A indústria da construção civil, o núcleo dentro da cadeia produtiva, é o destino da produção dos demais segmentos envolvidos – em 2007, ela foi responsável por 60,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 68,4% do emprego da cadeia da construção. Dessa maneira, a construção civil determina, em grande medida, o nível de atividade de todos os setores que a circundam.
A indústria de materiais de construção, por sua vez, representou 18,5% do PIB e 6,3% do emprego da cadeia produtiva em 2007. Nela destacam-se oito cadeias de produção:
1- madeiras;
2- argilas e silicatos;
3- calcários;
4- materiais químicos e petroquímicos;
5- siderurgia;
6- metalurgia de não-ferrosos;
7- materiais elétricos;
8- máquinas e equipamentos.
Cada uma dessas cadeias é formada por vários setores responsáveis por uma vasta gama de produtos. A seguir, conheça os detalhes dessas cadeias da indústria de materiais de construção.

Madeira
A cadeia de produtos de madeira se inicia na extração vegetal propriamente dita, passa pelo comércio de produtos in natura e chega às serrarias, onde ocorre o desdobramento da madeira, ou seja, onde ela é serrada e trabalhada.
A partir daí, ela é adquirida diretamente pela construção civil (na forma de vigas e tábuas, por exemplo) ou é laminada ou transformada em chapas (compensada, prensada ou aglomerada), ou ainda é utilizada para a fabricação de esquadrias, de casas pré-fabricadas, de estruturas de madeira e artigos de carpintaria.

Argilas, silicatos e calcários
Da extração de minerais não-metálicos e não-orgânicos, caracterizam-se duas cadeias: a de argilas e silicatos, e a dos calcários.
A primeira é composta por produtos cerâmicos não-refratários (tijolos, telhas e ladrilhos), pisos e azulejos, louças sanitárias, vidro, pedra e areia. Cada um desses produtos pertence a distintas cadeias produtivas. A segunda é formada por produtos à base de calcários, como cimento, cal, gesso, concreto e fibrocimento.

Materiais químicos e petroquímicos
A quarta cadeia produtiva é formada por produtos derivados de materiais químicos e petroquímicos. Nela, encontram-se os compostos de plásticos (pisos, revestimentos etc.), de PVC (tubos, conexões, revestimentos), bem como tintas, vernizes, impermeabilizantes, solventes, asfalto e fibras têxteis, que dão origem a artefatos de tapeçaria. Nesta cadeia produtiva também está o óleo diesel, empregado como combustível.

Siderurgia e metalurgia de não-ferrosos
A quinta e a sexta cadeia são compostas por produtos metálicos: a de produtos da siderurgia e da fabricação de produtos de metais ferrosos, e a de produtos da metalurgia de metais não-ferrosos.
As cadeias de metálicos, ferrosos e não-ferrosos, englobam vergalhões e outros produtos do aço (como pregos e arames), portas e esquadrias (de alumínio, aço ou ferro), estruturas metálicas, metais sanitários, ferragens (como dobradiças e fechaduras) e tubos de ferro galvanizado.
Apesar de essas indústrias fornecerem produtos a várias outras cadeias produtivas como a automotiva, por exemplo, elas têm peso significativo dentro do ramo da construção civil.

Materiais elétricos, máquinas e equipamentosAs cadeias de produtos de materiais elétricos e de máquinas e equipamentos combinam produtos de outras cadeias produtivas já citadas.
A cadeia de materiais elétricos é responsável pela produção de fios e cabos elétricos, de materiais para instalações em circuito de consumo de energia e de aparelhos e equipamentos para distribuição e controle de energia.
A cadeia de máquinas e equipamentos para obras e edificações faz parte da indústria de bens de capital e é responsável pela produção de máquinas e equipamentos de elevação de cargas e pessoas e de aparelhos de ar condicionado (para uso central). Essa cadeia emprega produtos da indústria metal-mecânica e de material elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário