quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Oportunismo ou Irracionalidade dos mercados?


Caros leitores acho que ficaremos loucos se tentarmos entender o que está acontecendo nos mercados financeiros mundo a fora, principalmente se a nossa difícil missão for tentar decifrar o comportamento do mercado de ações, que vive dias de euforia, crescendo 10% e no dia seguinte caindo 12%, quem entende?
- Garanto que eu não!
Não minha opinião, o que agrava o problema é que tem muita gente tentando interpretar e explicar, o que não conhecem por completo.
São os mesmos que semanas antes do agravamento da crise, no mês de agosto/setembro estavam numa acalorada discussão se a bolsa de valores de São Paulo iria fechar o ano com 80 mil pontos ou se seria mais perto de 85 mil.
Essa era discussão e naquele momento não vi ninguém falando que em outubro estaríamos apostando no dia que ela cairia abaixo de 30 mil pontos.
Hoje tudo indica que teremos mais um dia de cão no mercado financeiro, tudo graças a entrevistas de personalidades importantes que fariam um grande favor se ficasse de bico fechado, eles abrem a boca e os mercados despencam, qual o conteúdo da fala?
Geralmente o que já foi dito nos dias anteriores, portanto nenhum fato novo, o que muda é o repetidor da noticia.
A repetição das velhas notícias já é o bastante para as pessoas correrem e venderem suas ações, complicando mais ainda a situação.
Tenho uma proposta interessante para resolver a tal crise atual:
Vamos decretar um luto mundial de 30 dias, com algumas regras claras:
1) Todas as autoridades ficam proibidas de falar, principalmente o Lula. (nada de gripinha, marolinha, pergunte ao Bush…. chega de bravatas)
2) Fechar as bolsas de valores, mundo a fora, pelos mesmos 30 dias, com o índice do dia, reabrir após o luto.
3) As pessoas comuns entram em processo de reflexão e seguem para os seus trabalhos e suas empresas e fazem o que sabem de melhor: produzir.
4) Baixar um decreto celestial obrigando as televisões e jornais a procurar e divulgar só as boas notícias, as boas idéias que irão contribuir para a recuperação da economia mundial e a melhoria da vida das pessoas. (Acho que eles vão sofrer bastante….)
5) Libere geral ao final do 30º dia, de preferência num sábado, creio que as pessoas estarão mais serenas e poderemos ter um recomeço pós-diluvio.
O texto está chegando ao fim e me esqueci de dizer quem seria o defunto a ser velado, que na realidade seria um velório duplo:
- O Sr. Oportunismo e a Sra Irracionalidade, que já iriam tarde!

Fonte: Blog do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário