segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Como funcionam as implosões de edifícios: Quanto maior a altura, maior a queda.

Por: by EDUARDO CAVALCANTI
Fonte: http://www.blogdaengenharia.com/2012/08/31/como-funcionam-as-implosoes-de-edificios-quanto-maior-a-altura-maior-a-queda/


A idéia básica da demolição com explosivos é bastante simples: se você remove a estrutura de sustentação de um edifício em um ponto determinado, a seção do prédio acima daquele ponto cairá verticalmente sobre a parte abaixo. Se essa porção superior for pesada o suficiente, colidirá com a parte inferior com força bastante para causar danos significativos. Os explosivos apenas disparam a demolição. É a gravidade que traz o prédio abaixo.
Os engenheiros de demolição colocam cargas de explosivos em diferentes andares do prédio, de modo que sua estrutura caia verticalmente em diversos pontos. Quando tudo é planejado e executado corretamente, o dano total dos explosivos e o material do edifício caindo é suficiente para causar o colapso de toda a estrutura, sobrando apenas entulho para as equipes de limpeza.
Para demolir um prédio com segurança, os engenheiros de demolição mapeiam previamente cada elemento da implosão. A primeira etapa é examinar os desenhos dos projetos do edifício, se eles puderem ser localizados, para determinar como o prédio foi construído. Em seguida, a equipe de demolição inspeciona o prédio várias vezes, tomando notas sobre a estrutura de sustentação de cada andar. Assim que recolhem todos os dados brutos de que precisam, os engenheiros de demolição bolam um plano de ataque. Com base nas experiências com edifícios similares, eles decidem que explosivos usar, onde posicioná-los no prédio e como temporizar suas detonações. Em alguns casos, os engenheiros de demolição podem desenvolver modelos 3D em computador da estrutura para testar seus planos no mundo virtual.
O principal desafio em demolir um prédio é controlar a maneira como ele cairá. Idealmente, a equipe de demolição será capaz de fazer o prédio desmoronar para um lado, sobre uma área de estacionamento ou outra área aberta. Esse tipo de explosão é a mais fácil de executar, e geralmente é o mais seguro. Derrubar um prédio é parecido com cortar uma árvore. Para tombar o edifício para o norte, os engenheiros de demolição detonam explosivos primeiro no lado norte do prédio, do mesmo modo que você daria machadadas em uma árvore a partir do norte se quisesse que ela caísse naquela direção. Os engenheiros de demolição também prendem cabos de aço nos pilares de sustentação do edifício para que eles sejam puxados de uma maneira determinada enquanto se desagregam.
Algumas vezes, no entanto, um prédio está cercado de estruturas que devem ser preservadas. Nesse caso, os engenheiros de demolição efetuam uma verdadeira implosão, demolindo o edifício de modo que ele sofra um colapso vertical sobre sua própria planta (a área total na base do prédio). Essa proeza requer tal habilidade que somente um punhado de companhias de demolição em todo o mundo tentará executá-la.
Os engenheiros de demolição abordam cada projeto de um modo um pouco diferente, mas a idéia básica é pensar no prédio como um conjunto de torres separadas. Eles posicionam os explosivos de maneira que cada “torre” caia em direção ao centro do edifício, quase do mesmo modo que colocariam os explosivos para tombar uma única estrutura para um lado. Quando os explosivos são detonados na ordem correta, as torres que tombam se chocam umas com as outras, e todo o entulho é reunido no centro do edifício. Outra opção é detonar os pilares no centro do prédio antes dos demais, de modo que as laterais do edifício caiam para dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário