terça-feira, 3 de setembro de 2013

Arquitetura Metabolista


Introdução:

. O Movimento Metabolismo (surgido com grande influência de Tange) era uma resposta peculiar japonesa para a crise universal das megalópoles e olhava para o oceano como um local de uma nova civilização. Cada proposta era uma demonstração distante da capacidade dos grandes trabalhos da engenharia em aumentar seu tamanho a partir da adição de componentes celulares pré-fabricados. Como se o edifício fossa sujeito às mesmas leis do crescimento natural como as das populações que ele servia.
Características urbanas:
. Rápida modernização e capitalização das grandes cidades .
. onde há governos centrais fortes, verifica-se a tendência para construir vastas mega-estruturas (anos 30 e 60).
Características conceituais:
. Reação a falta de planejamento urbano japonesa, à caoticidade.
. Cada indivíduo poderia criar sua própria habitação de acordo com o seu gosto e capacidade econômica.
. metabolismo: relevo dado aos ciclos de crescimento, mudança e decadência.
. resolver problemas complexos com métodos sistemáticos de desenho.
Características formais:
. Arquitetura japonesa se adere abertamente ao Estilo Internacional, ampliado por grande vigor e expressionismo formal.
. Desenvolvimento de uma arquitetura que exalta o protagonismo da estrutura e uma afinidade entre arquitetura moderna e tradicional japonesa.
"violência formal, geometria elementar ostentosa, proposta estrutural rigorosa"
. influência forte do brutalismo de Le Corbusier (Museu de Arte Moderna de Tókio - paradigma), principalmente por causa de Kenzo Tange, que trabalhou com ele.
. grande vigor e expressionismo formal. Exaltação do protagonismo da estrutura (afinidade da arquitetura moderna e arquitetura tradicional japonesa). Um processo que se produz a partir de uma ocidentalização da cultura, da economia e dos costumes japonês.
. Expressar a visão de uma sociedade em constante desenvolvimento e mutação.
. Propostas: cidades oceânicas, aéreas, unidades agrícolas, unidades residenciais moveis, estruturas helicoidais. Exaltações estruturais, tecnológicas e agregativas.
Principais arquitetos:
. Kiyonori Kikutake, Kisho Kurokawa, Masato Otaka, Fumihico Maki, Noburu Kawazoe. Foi o momento mais destacado e culminante da evolução da arquitetura japonesa. Base nos sistemas tecnológicos e nos sistemas de agregação de cápsulas residenciais.
.Kenzo Tange: crença num novo tipo de revolução tecnológica. Ênfase no planejamento sistemático devido às questões energéticas, crescimento continuo
Arata Isozaki: preocupação teórica quanto a criação de mega-estruturas transformáveis.

Principais Projetos:
. Exposição de Osaka 1970
.como resolução de problemas: processos sistemáticos de planejamento. O edifício é uma experiência ao nível de racionalização do projeto e da eficiência logística.
. grelhas treliçadas obtidas com juntas articuladas e tubos de aço pré-fabricados e rapidamente encaixadas. Uma das primeiras expressões do auge da modernização japonesa. Mostruário de tipologias formais geradas pelas novas tecnologias: coberturas gigantes, balões infláveis, edifícios escalonados, pirâmides de cristal.
. plano da Bahia de Tókio (Arata Isozaki) 1960
. umas das grandes propostas realizadas depois de II Guerra, com relação direta com A Ville Radieuse de Corbusier (1934), o ultimo planejamento urbano utópico da era moderna.
. utopias urbanas: (expansão, grande eixo cívico suspenso da água+ NUCLEOS RESIDENCIAIS VERTICAIS autônomos). O plano Obus para Argel de Corbusier é um antecedente = novos modelos de assentamento urbano fundido em um organismo unitário em escalas naturais.
. no ano seguinte se publica o livro Megalópoles (Jean Gottman), proclamando que a geografia urbana devia forçosamente admitir o surgimento de uma nova entidade. Área municipal de Tokio-Yokohama tinha uma população de 13,5 milhões de habitantes.
. Takara Beautilion (Kisho Kurokawa)
. mesma estrutura, mesma unidade repetida duzentas vezes, montagem rápida.
. Torre de Nagakin (Tokio) 1971-72:
. aplicação pratica da lógica da agregação de células pré-fabricadas. Conceitos de conexão e permutação. Possibilidades combinatórias, articulação. Células levantadas por gruas e soldadas na estrutura. Janelas circulares que remetem a objetos de uso cotidiano como lavadoras.
. Sony Tower (Osaka) 1976


Fonte
http://www.territorios.org/teoria/H_C_metabolistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário