segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Paisagismo e seus estilos

Fonte: Paisagismo Brasil
Por: Jackelinne Sotomayor e Karolinne Sotomayor
Para definir o jardim que queremos em nossa residência, além de termos o cuidado da escolha de um bom profissional, temos que ter em mente a variedade de opções, estilos e técnicas de plantio, assim, nós poderemos enxergar uma diversidade maior e optar pelo tipo que mais se enquadra nas nossas características pessoais. 

Com o desenvolvimento social, o homem que vive basicamente no meio rural, transporta-se às cidades, adaptando-se ao meio urbano. Infelizmente o crescimento acelerado desse meio, faz o homem deixar de lado riquezas naturais, como a vegetação e suas árvores nativas, dando vida a prédios, residências, comércios e ao crescimento desordenado da cidade. 

No final do século XVIII surge no Brasil a tentativa de reaproximação do meio ambiente com jardins adaptados que buscam estimular a sensibilidade à paisagem: “O Paisagismo”. Essa preocupação levará à integração dos elementos da flora no próprio traçado da cidade, assim como nas residências e nos prédios, resultando como reação e, ao mesmo tempo, solução ao problema do adensamento urbano e residencial. 

O homem começa a perceber a qualidade de vida proporcionada pelo paisagismo. Conforme o dicionário Michaelis, o paisagismo é (paisagem+ismo) 2 Arquit Estudo complementar da arquitetura que consiste nos processos de preparação e realização de paisagens. Destacamos, portanto que o paisagismo é um estudo e planejamento das melhores formas de se adaptar plantas de diversos tipos cada qual com suas características, em uma paisagem, natural ou não, proporcionando leveza, beleza, produtividade, manutenção de recursos naturais e qualidade de vida aos que dela desfrutarão. O paisagismo possui um forte cunho ecológico, biológico, sustentável e social. 

Para definir o jardim que queremos em nossa residência, além de termos o cuidado da escolha de um bom profissional, temos que ter em mente a variedade de opções, estilos e técnicas de plantio, assim, nós poderemos enxergar uma diversidade maior e optar pelo tipo que mais se enquadra nas nossas características pessoais. Abaixo, portanto, definiremos alguns tipos de jardins. 

No paisagismo existe a opção de jardins com plantação de: chás, temperos, ervas medicinais, especiarias de ervas in natura, formando-se pequenas hortas. Esse tipo de escolha foi se desenvolvendo e tornou-se uma necessidade ou até mesmo um hobby para os dias atuais. Mas existem os jardins que foram se desenvolvendo com a história do paisagismo e hoje ainda perduram, formando os estilos. 

O Jardim Tropical que têm caminhos de contornos naturais, sua essência é descontraída e avessa a podas e simetrias, o Jardim Desértico que reproduz uma paisagem árida, o Jardim Italiano que tem um contexto bastante clássico e funcional, mas não tão rígido e formal como o Jardim Francês, o Jardim Inglês que é uma revolução contra os padrões rígidos e simétricos de outros estilos, o Jardim Japonês que japonês transmite paz e espiritualidade e o Indiano que os jardins e as paisagens são muito associados às construções. 

Vimos, portanto, que para cada época existe um estilo de jardim, porque há inúmeras formas de se moldar o paisagismo. Combinar a personalidade com o que se almeja também gera um estilo: um lugar para tornar sol, um espaço para as crianças brincarem, um canto para o churrasco. 

Mais do que um elemento da fachada, o jardim pode abrigar áreas para descanso e lazer, transformando-se numa extensão da casa. O jardim se integra à obra, se comunica com ela, reforça a vida de uma edificação proporcionando a maior permanência das pessoas nas áreas em que ele existe. O paisagismo é uma escolha, e além de melhorar a qualidade de vida de quem optou executar e manter um jardim dentro de casa,  é uma opção participativa e ativa na contribuição do desenvolvimento sustentável de uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário