Autor: Flávia Alves de Brito Lacerda
Fonte: D-olho na qualidade - 5S para pequenos negócios
A empresa que não mantem condições mínimas que visem à mudança de hábitos, eliminação de desperdícios, e busca pela qualidade corre o risco da acomodação, do retrocesso e da redução de conquistas. Para evitar esse cenário, os investimentos em qualidade, como a filosofia do D-OLHO, representam uma forma de estímulo permanente para os colaboradores.
Definidas as etapas de planejamento e de desenvolvimento, é preciso começar o período de inspeção e prevenção, que são decisivos para o aprimoramento de todas as atividades da empresa.
A primeira ação nesse sentido é promover reuniões mensais com uma equipe de 3 a 6 integrantes de diferentes áreas da empresa. O grupo ficará responsável pela convocação das reuniões, definição do local, pauta, registro de atas e acompanhamento dos cronogramas estabelecidos no D-OLHO. A cada membro da equipe deve ser delegada uma atividade específica relacionada à implementação da filosofia do D-OLHO. O líder deve elaborar uma relação com as normas, as etapas do D-OLHO, um plano de ação e o que espera das mudanças em cada área.
O grupo precisa estabelecer um sistema de acompanhamento sobre a situação atual da empresa e indicar se está de acordo com a situação desejada. O acompanhamento deve ser periódico e efetuado conforme a realidade da empresa: diariamente, semanalmente ou quinzenalmente.
Sempre que possível, as atividades devem ser incorporadas ao dia a dia da empresa. Para que todos os colaboradores sintam-se motivados, reuniões diárias, que não ultrapassem 10 minutos, podem ser realizadas para se debater temos relacionados à filosofia do O-OLHO. Os familiares são bem-vindos nessa atividade, assim como em palestras internas.
O princípio do D-OLHO podem ser divulgados por meio de cartazes fixados em setores estratégicos da empresa. Para as equipes que se destacarem nesse processo, a empresa pode promover um evento como forma de reconhecimento pelo trabalho.
Antes de partir para a implementação dessa fase, é importante que se faça um registro da situação da empresa com o auxílio de uma câmera fotográfica ou de uma filmadora. Esse material servirá como base para que os colaboradores possam observar mudanças ocorridas depois do projeto. A equipe de apoio pode sugerir regulamentos, compromissos e métodos de trabalho que contribuam para a melhoria do ambiente da produtividade, da qualidade dos produtos e serviços, assim como da vida de cada colaborador. Acima de tudo, as pessoas precisam conhecer as normas e regras que devem ser respeitada e seguidas por todos.
Para mais informações sobre o programa D-OLHO acesso o site do SEBRAE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário