sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Maquiagem perfeita!


O apartamento de 42 m² parece ter dobrado de tamanho após a demolição das paredes entre os cômodos, a troca dos pisos pelo granilite branco e outros truques de decoração

Texto Marilena Dêgelo | Realização Nuria Uliana | Fotos Marcelo Magnani
Maquiador do Studio W, Marcelo Andrade, 30 anos, saiu de Santa Cruz do Rio Pardo, interior paulista, aos 19 anos, para estudar e trabalhar em São Paulo. Morou de aluguel até 2010, antes de comprar este apartamento de 42 m² em Campos Elíseos, área central da cidade. “É míni, mas senti que poderia ficar funcional e com a minha cara”, diz. Para adequar o espaço às suas necessidades, o morador contratou o designer de interiores Gabriel Valdivieso e a arquitetaCarolina Pereira. “Eles mudaram tudo na reforma, que durou seis meses”, afirma. 
“Nossa maior sacada foi demolir a parede entre o único quarto e a sala para criar uma nova removível”, conta Gabriel. Ou seja, uma porta de correr que separa os ambientes quando Marcelo quer privacidade. Sem área de serviço, já que o prédio tem lavanderia coletiva, o apartamento ficou inteiro aberto. “Mandei quebrar todas as paredes possíveis. Não faz sentido ter divisões quando se mora sozinho”, diz Marcelo. A cozinha foi integrada à sala, assim como a varanda. A colocação de painéis de vidro junto ao guarda-corpo permitiu a retirada da porta para esta área. Isso deixou os espaços fluidos. 
 Para reforçar a unidade dos ambientes, os pisos foram substituídos pelo granilite branco. “Com a base clara, o apartamento ganhou amplitude, leveza e luminosidade”, explica Gabriel. Apesar de trabalhar com estética, o morador pediu a ajuda do designer na decoração. O ponto de partida foi o azul, cor preferida de Marcelo.“Traz calma e todo mundo fica bem com essa cor, embora seja difícil de compor na decoração”, afirma. 
 Com medo de deixar o apartamento igual a um cenário dos filmes de Pedro Almodóvar, ele evitou se distanciar dessa cor. Depois da brincadeira com os vários azuis no armário da cozinha, optou por tons de cinza para a cabeceira da cama. “Como nós não pudemos embutir a tubulação do ar-condicionado, evidenciamos os volumes com a pintura para assumir de vez a história”, conta Gabriel. A madeira no móvel horizontal da TV deu um toque acolhedor. “Sem isso, ficaria frio. Faltaria o clima de casa”, diz Marcelo. Já a parte vertical, revestida de espelho, tem caráter funcional. Além de duplicar visualmente a área, guarda de tudo: da cafeteira à tábua de passar.
O apartamento recebeu ar cosmopolita com as paredes da cozinha revestidas de pastilhas que remetem às das estações do metrô de Nova York. A bancada de aço inox, feita sob medida para o pouco espaço, atende ao desejo do morador, que fazia questão do fogão com quatro bocas. “Como apoio no preparo da comida, ele precisa usar a mesa”, comenta Gabriel, que transformou a viga aparente, onde ficava a parede demolida, em área de diversão. “Pintei com tinta de lousa para Marcelo escrever frases.” 
Em brechós e feiras de artesanato, Gabriel e Marcelo garimparam as peças de decoração. Entre os itens mais bacanas estão o lustre de cristal instalado na cozinha e duas luminárias: uma é o pendente de acrílico dos anos 1970, que desce na lateral da cama, e a outra circula pela casa. “Deixo-a pendurada na parede ao lado do móvel da sala, mas coloco-a no chão para iluminar um canto quando recebo visita”, diz o maquiador, que divide o apartamento com dois gatos: Kimdim e Tico. 
 Em uma das paredes da varanda, cuja pintura acompanha o tom terracota da fachada do prédio, o morador criou um painel verde com plantas tropicais. Apesar de ser no centro, o local é calmo. Em frente do apartamento fica a Chácara do Carvalho, com prédio histórico que abriga um colégio de freiras e terreno bastante arborizado. A sensação é de estar em uma cidade do interior. “Ouço toda manhã o canto de passarinhos e, aos domingos, os sinos da capela”, conta o maquiador. “Marcelo encontrou uma maneira gostosa de morar no centro”, afirma Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário