sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Rochas Ornamentais tem maior procura no mercado mundial


Autor: Renato Dias Regazzi
O segmento de rochas ornamentais experimenta aumento da produção mundial por conta da maior procura pelo mármore e granito para utilização em ornamentação
O termo “rocha ornamental” é aplicado aos materiais rochosos utilizados para fins de ornamentação e revestimento. Os mais importantes economicamente são aqueles passíveis de polimento, como os mármores e os granitos.
Os produtos utilizados em revestimento apresentam-se como uma das áreas mais promissoras em relação a negócios do setor mineral. Estimativas do setor apontam para mais de 40 mil empresas em operação em todo o mundo, sendo a maior parte de pequeno e médio porte, empregando diretamente cerca de 1,5 milhão de pessoas nas atividades de extração e processamento das rochas.
Tradicionalmente, o mármore (rochas carbonatadas) ocupa a maior parcela do mercado mundial e o granito (rochas silicatadas) vem em segundo lugar. Os materiais sucedâneos (ardósias, arenitos, basaltos, quartzitos, gnaisses entre outros) respondem por uma parcela pouco significativa de participação no mercado global.
Dados do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM) indicam que a produção mundial de rochas ornamentais atingiu 40 milhões de toneladas/ano durante a década de 90, sendo que 30% deste total foi exportado.
Os principais países produtores de blocos de mármores e granitos são Itália, China, Espanha, Índia, Brasil, Portugal e Grécia. Segundo informações do DNPM,  esses países responderam, em 1999, por 57% da produção mundial.
No mercado consumidor mundial, destacam-se a Alemanha, a Espanha, os Estados Unidos, a França, a Grécia, a Itália e o Japão. A Europa Central  é a região com maior demanda, seguida pela América do Norte, representada pelos Estados Unidos. É importante lembrar que esses países são extremamente rigorosos quanto à qualidade do produto.
O mercado mundial de rochas ornamentais pode ser entendido classificando os países que desenvolvem atividades nesse segmento em três grupos:
- Grupo 1 - principalmente produtores: Brasil, Índia, África do Sul, China;
- Grupo 2 – principalmente consumidores: Japão, Estados Unidos, Alemanha, Arábia Saudita;
- Grupo 3 – produtores e consumidores: Itália, Espanha, França, Grécia, Bélgica, Holanda, Finlândia.
Em geral, os países que estão envolvidos com a produção e consumo de rochas ornamentais, como Itália, França, Espanha, Holanda e Bélgica, possuem tradição neste setor e estão historicamente relacionados com a exportação, em sua maioria, de produtos beneficiados.
Em virtude do aumento contínuo na produção e exportação dos produtos nos países tradicionalmente produtores, em âmbito internacional, é esperado  crescimento da competição em termos de preços, mercados e fontes de suprimentos.
A ampliação da oferta de novos tipos de matérias promove declínio nos preços médios internacionais, reforçando a relevância do aumento da produtividade em todo o processo produtivo, desde a extração até a entrega do produto acabado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário