sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Setor imobiliário volta a apostar nos flats


Para evitar superoferta, Secovi lança manual que regula a construção e prevê responsabilidade do incorporador pela rentabilidade na operação
Pâmela Reis, da revista Construção Mercado

O mercado imobiliário está na iminência de uma nova onda de flats. É o que acreditam os consultores Caio Calfat e Diogo Canteras, painelistas do Adit Invest 2012, evento que reúne empresários e investidores do mercado turístico e imobiliário.
Este segmento passou por longo período de estagnação, após um boom que resultou em superoferta no final da década de 90. A preocupação dos empresários agora é como controlar o novo ciclo de construção de flats sem repetir os erros do passado.
Na tentativa de regulamentar o mercado e orientar os empreendedores o Secovi lançou no início deste ano o Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Imobiliários Pulverizados. O documento, disponível para download gratuito no site da entidade, dá orientações básicas pra a estruturação de empreendimentos adequados e rentáveis, e estabelece o papel de cada um dos players envolvidos na estruturação.
Um dos pontos principais do manual é a responsabilização do incorporador pela rentabilidade do empreendimento. "O Código do Consumidor determina que, se o comprador recebe um produto que não é adequado, ele pode devolvê-lo ao vendedor. Um condo hotel é um produto imobiliário de investimento e, portanto, tem que dar uma rentabilidade razoável dentro de padrões do mercado", explica Canteras.
Significa que, se o investidor comprou uma unidade e a rentabilidade foi muito baixa em relação às perspectivas de venda, ele poderia voltar ao incorporador e pedir seu dinheiro de volta. "Isso introduz nos empreendimentos lançados não adequadamente, sem perspectivas fundamentadas de rentabilidade, uma responsabilidade do tamanho do VGV do empreendimento", acrescenta o consultor.
A medida deve evitar nova euforia ou excesso de oferta, uma vez que as decisões de investimento serão melhor avaliadas.
O Adit Invest 2012 aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário