quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A arquitetura inovadora de Antoni Gaudí


Há 160 anos nascia Antoni Gaudí (1852-1926), arquiteto catalão e um dos símbolos da cidade de Barcelona, na Espanha. Não é preciso entender ou gostar de arquitetura para identificar o traço de Gaudí.
Como inovação na arquitetura e decoração, seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura catalã tradicional, com traços fortes e formatos nada convencionais.
Como referência em arquitetura moderna, Gaudí é um artista inspirador. Na Espanha, durante a sua trajetória, o artista passou a adotar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas mais complexas. Suas obras parecem cenário de filme!
O arquiteto trabalhou essencialmente em Barcelona, a sua terra natal, cidade em que havia estudado arquitetura.
Algumas de suas obras-primas na cidade, como o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase imponente e uma lenda urbana, já que a obra, que começou a ser construída em 1882/1883, continua até hoje em permanente reforma.
Influenciado por outros artistas, como o arquiteto francês Eugène Viollet-le-Duc, Gaudi se deixou influenciar por inúmeras tendências, mas sempre criou um estilo próprio, moderno, imaginativo, e às vezes, louco.
Além do apuro estético, Gaudí sabia muito sobre mecânica estrutural, o que o levou a criar estruturas em arcos sólidas, arrojadas e, ao mesmo tempo, lúdicas e muito coloridas.
O que parecia delírio de artista se tornou arte eterna e patrimônio da humanidade. Inspire-se!
O Parc Guell é um parque urbano catalão com elementos arquitetônicos, situado no arborejado distrito de Gràcia, em Barcelona.
A pedido do empresário Eusebi Güell, Gaudi criou os espaços e as construções que o parque recebe. Construído entre 1900 e 1914. No local do parque há uma casa onde Gaudí morou durante quase vinte anos, que funciona desde 1963 a Casa-Museu Gaudí.
O acervo do museu inclui objetos pessoais e obras de Gaudí e de alguns dos seus colaboradores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário