segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mais relaxamento, disciplina e postura


O período de recesso ou as férias podem desacostumar nosso corpo quando voltamos à rotina de trabalho ou estudo. Para quem trabalha horas em frente ao computador ocasionalmente ou todos os dias e não têm muito tempo para manter a forma.
Sem saúde, um dia o nosso corpo pode adoecer e a produtividade vai junto. Separe uma parte do tempo para investir no seu bem-estar e qualidade de vida.
O melhor da caminhada
Uma caminhada — leve ou de pisadas mais rápidas — é sempre uma boa maneira de começar o dia. Se não é possível fazer isso todos os dias, até a faculdade, escola ou trabalho, faça ao menos três vezes por semana. Movimentar-se ao ar livre é muito importante para quem trabalha em locais fechados por muito tempo.
Uma leve caminhada depois do almoço também faz muito bem. Experimente ir almoçar em um local um pouco mais longe do que de costume e sinta a diferença.

Organização e disciplina 
O caminho para a saúde começa com disciplina e organização. Determine os horários mais adequados para você e faça regularmente uma atividade que te dê prazer, fisicamente ou intelectualmente (idiomas, leitura, um curso na área profissional etc).

Sente-se certo
Parece um detalhe, mas ela é peça-chave para a adequação da postura. É nela que você fica por horas, por isso, além de confortável, ela tem que ser apropriada à mesa em que se trabalha e funcional ao seu corpo.
Sair para tomar um café e andar um pouco é bom.
Recarregue e deixe sua cabeça descansar
Descanse a cabeça um pouco. Ouvir música, assistir a um filme velho, exercícios de meditação ou jogos mentais — como palavras cruzadas ou sudoku — são importantes para manter o nosso cérebro descansando, mas ativo ao mesmo tempo. Fora que passatempos como esses são bons para a memória.
Alimentar-se bem e uma boa noite de sono são grandes aliados.

Descanse pés, mãos e olhos 
Ficar sentado o dia inteiro com os olhos presos na tela do seu computador não fará muito bem para sua visão. Descanse não só as mãos, dedos e as pernas, mas também a visão a cada 2 horas pelo menos.
Feche um pouco os olhos, dê uma boa respirada, vá à janela e faça pausas frequentes. Seus olhos, assim como a sua cabeça, são umas das ferramentas essenciais para você manter o seu trabalho.

Minutos de relaxamento
Você se sentirá mais descansado e produtivo. Mesmo se você praticar apenas dez minutos — ou mesmo cinco, 10, 15 ou 20 minutos de ioga todos os dias ajudam a te manter saudável apesar de toda a correria.
Os exercícios simples de respiração pode ser uma ótima maneira de consumir esses dez minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário