terça-feira, 30 de outubro de 2012

A ascensão social das famílias no Brasil


A ascensão social das famílias no Brasil, na última década, baseado no aumento da renda e redução da inflação, ampliou de forma significativa o potencial de consumo dessas famílias,  gerando oportunidades inigualáveis para empresas que perceberam e buscaram, de alguma forma atender essa demanda que até então estava reprimida.
Uma das empresas que mais se destacou neste período, com relação a percepção de que algo estava mudando,  foi a Casas Bahia,  que direcionou suas vendas para esse público, facilitando o pagamento em suaves e longas parcelas, o que sustentou seu crescimento meteórico, ao ponto de ser questionada se seu negócio era vender móveis e eletrodomesticos ou crediários.
Entre 2000 e 2005 foram sete milhões de novas famílias que migraram para a classe C.  Tomando por base a década 2000-2010,  já são 31,9 milhões de novos integrantes (IBGE), um contingente nada desprezível de novos consumidores, com capacidade financeira expandida e muitos sonhos a serem realizados.
 A cada degrau que a família ascende na escalada social, muda a cesta de produtos consumidos, acrescendo a ela deste de alimentos mais elaborados como iogurtes até bens duráveis como TV de LCD, o primeiro carro e o primeiro imóvel, mesmo que sejam financiados.
Este assunto foi tema no Blog do Empreendedor, durante o segundo semestre de 2009, abordado em  três artigos editados com os seguintes títulos:     O novo consumidor e seus anseiosMelhoras na ascensão social; A nova Classe média, um dos pilares na retomada do crescimento
Volto a abordá-lo para divulgar o trabalho da Fundação Getúlio Vargas – FVG, através do Centro de Políticas Sociais – CPS: “ A Pequena Grande Década: Crise, Cenários e Nova Classe Média”; que está disponível para leitura e consolida o assunto até o momento atual.
Para empreendedores estrategistas, conhecer a fundo esses movimentos sociais significa sair na frente na redefinição dos rumos que sua empresa deve seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário