terça-feira, 30 de outubro de 2012

O simples e o Complexo no empreendedorismo


Tornar simples o que é complexo é o grande desafio do empreendedor.
Onde muitos encontram problemas o empreendedor enxerga solução e oportunidade. É como se a mente fosse treinada para ver por outros ângulos, utilizando uma lente diferenciada que permite a tradução dos sinais que ali se encontram.
Um negócio na vida real é a soma de múltiplas variáveis desordenadas, de difícil controle e conexão.
Mas, há de se considerar que o conceito de simples e complexo é mais subjetivo e pessoal do que se possa imaginar.
Para um financista uma montanha de cálculos de um projeto de investimento é como se fosse um passeio no parque, esse é o mundo dele, ele se preparou para isso, sua dedicação é para entender e elaborar o melhor e mais preciso de projeto, por isso parece tão fácil.
Pense neste mesmo financista com a tarefa de pintar um quadro ou fazer uma escultura? Como seria?
Quem nunca encontrou pelos bares aquele caricaturista, que olha para você discretamente algumas vezes e ao final chega até a sua mesa e oferece por poucos reais um retrato seu de alta qualidade, com todos os seus traços bem definidos, uma verdadeira obra de arte, feita em minutos.
Agora pense neste artista trabalhando na planilha de investimentos do financista, daria para confiar e realizar o investimento?
Realizar cálculos para o financista é simples, mas fazer um retrato é complexo, já para o artista fazer o retrato é um prazer e enfrentar uma planilha de cálculos será um sofrimento eterno.
O empreendedor entra neste contexto com o mesmo papel de um maestro, conhecendo todos os instrumentos, mas não necessariamente tocando todos com alta performance.
O que ele realmente precisa é conseguir realizar as melhores combinações com os estímulos que tem a sua disposição.
Assim acontece no mundo das idéias. O complexo pode e deve se tornar simples, a todo momento, permitindo o surgimento de novos negócios.
Se você é um candidato a empreendedor, experimente trocar a sua lente o observar tudo o que te cerca por novos ângulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário