segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De volta as origens, práticas básicas de gestão empreendedora


Nestes tempos malucos onde empresas centenárias, admiradas, idolatradas quebram como se fossem um frágil junco alguns empreendedores param e se perguntam:
a) Se quero realmente fazer certo na gestão do meu negócio, por onde devo começar?
b) Qual caminho devo seguir?
Se fosse escrever um livro hoje adotaria o seguinte título:
“DE VOLTA AS ORIGENS – PRÁTICAS BÁSICAS DE GESTÃO EMPREENDEDORA”
Seria uma tentativa de afirmar o óbvio, mas creio que valeria a pena.
Quando tudo está tão confuso, como parece estar, precisamos parar e recomeçar, e nada melhor do que se concentrar no básico e garantir a sobrevivência da empresa.
Avalie com está o seu conhecimento com relação a conceitos elementares e ferramentas de gestão, coisas simples que tem um efeito prático imediato:
a) Na gestão financeira é preciso dominar fluxo de caixa, ciclo operacional, ciclo financeiro, apuração de custos, formação de preço de venda, ponto de equilíbrio e margem de lucro
b) Na Gestão estratégica avalie pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Em seguida revise o seu planejamento estratégico deixando bem claro o posicionamento da empresa com relação ao mercado de atuação. Uma boa prática aqui é partir para um plano de ação definindo o que fazer, quem fará, como fará e quando será feito. Estabeleça metas, avalie mensalmente se os resultados foram alcançados. Repita o procedimento mês a mês.
c) Na Gestão tributária é preciso ter um bom contador, o que não dispensa o empreendedor de conhecer os regimes de tributação para saber o que melhor enquadra para sua empresa. Liste os tributos que sua empresa paga regularmente, alíquotas, periodicidade, se tem algum tipo de compensação, defina qual o melhor planejamento tributário que se encaixa a atividade desenvolvida no seu negócio.
d) Na Gestão de Pessoas conheça o custo real da sua folha de pagamento, considerando salários, encargos (FGTS, INSS), 13º salário, férias, licença médica, licença maternidade, ações/indenizações trabalhistas, transporte, alimentação. Saiba como contratar e demitir de acordo com a lei, isso minimiza impactos futuros, como por exemplo, indenizações por dano moral.
e) Na Gestão de Riscos mantenha em dia o seguro da empresa, dos sócios e dos empregados, identifique tudo o que pode dar errado e expor a empresa, cuide para que esses fatores sejam minimizados ou controlados.
Teria outros aspectos para relatar, mas até aqui está bom, se o empreendedor tiver domínio desses e outros pontos considerados básicos, com certeza ele estará mais bem preparado para atravessar períodos de turbulência e colocar sua empresa na rota de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário