quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Decisão e liberdade para empreender


Pode ser de um traço cultural da nossa sociedade, mas aceitamos com muita passividade os nossos empregos,  as limitações que  são impostas no nosso desenvolvimento profissional, acabamos submissos e abrimos mão dos nossos verdadeiros sonhos, protelamos demais as nossas realizações.
Algo precisa ser mudado de imediato no nosso comportamento, para que possamos romper o estado de letargia e avançar com nossos projetos pessoais.
Olhe a sua volta e veja quantas pessoas não suportam mais os seus empregos, mas permanecem neles por uma série de motivos, desde a falta de opção, necessidade, acomodação ou  medo.
Faça uma pesquisa na sua rede de relacionamento, sobre o tema emprego e empreendedorismo, sugiro algumas perguntas:
1)    Você está satisfeito no seu emprego?
2)    Se pudesse mudar, o que gostaria de fazer?
3)    Quanto gostaria de ganhar?
4)    Quantas horas por dia seria ideal trabalhar?
5)    Tem alguma ideia que acha que poderia transformar num negócio vencedor?
6)    Já considerou a hipótese de se tornar um empreendedor?
Carreira está diretamente ligada à satisfação e remuneração, enquanto o empregado tem a percepção clara de que seu esforço está sendo recompensado, com aprendizado contínuo, promoções e aumentos salariais ele está conectado a empresa, quando ele perde essa percepção começa o processo de insatisfação e busca de alternativas.
Reter talentos virou moda, toda empresa diz ter um plano para reter os seus melhores empregados, mas na prática isso não é uma verdade, valorização e meritocracia é uma prática que exige decisão e pulso para não ceder a casuísmos.
As empresas cada dia mais adotam a visão simplista de cumprimento de metas, lucro a qualquer custo e sacrificam seus empregados com estruturas deficitárias, jornadas extensas e acham que está tudo bem.
O modelo de gestão empresarial baseado no imediatismo provoca o sucateamento humano, por mais que digam não, os profissionais estão insatisfeitos, inseguros e grande parte se apoiam em medicamentos para suportar as pressões do dia a dia.
Segundo reportagem divulgada na revista super interessante em 2011, o Brasil está entre os três países do mundo que mais consomem o remédio RIVOTRIL, utilizado para controlar a ansiedade dentre outros distúrbios emocionais. Isso é alarmante.
A decisão de buscar alternativas deve ser praticada a partir do momento que a permanência na sua atividade atual não se justificar mais, o quanto antes melhor, pois chegará o momento em que seu emprego atual estará comprometendo a sua saúde e a capacidade criativa, isso poderá diminuir  as  chances de sucesso na nova empreitada.
A hora de partir para sua jornada empreendedora é uma decisão pessoal e intransferível, que deve ser calculada meticulosamente, mas se faz parte dos planos deve ser executada.

Fonte: Blog do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário