quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Foco em que?


Ser objetivo nas conversas e ágil nas decisões é um atributo que tem grande valor no dia a dia dos negócios.
Aproveitar o tempo da melhor forma é o caminho para o aumento da produtividade, tão desejada por todos os gestores de negócios.
Partindo deste principio, torna-se prática comum exigir dosempregados que trabalhem atentos nas atividades que estão sob sua responsabilidade, que dispersem o mínimo e que mantenham o foco.
Tal prática não se aplica na integra quando subimos os degraus da escala hierárquica, onde a visão estratégica deve ser mesclada com o foco no negócio.
Quanto dedicar a cada um é uma química que tem que ser dimensionada por cada empresa, considerando suas características próprias, onde quer chegar e quando quer chegar.
Gerenciar com visão estratégica significa pensar em todas as alternativas possíveis e impossíveis, inclusive mudar de ramo de atividade, se isso for necessário para a sobrevivência da empresa.
A proposta de foco deve ser precedida do desenvolvimento e implantação de ferramentas de gestão que viabilizem esse trabalho focado, a partir daí é que entra o processo de acompanhamento e cobrança.
Tenho minhas dúvidas com os resultados práticos do excesso de foco, o que chamo de foco obsessivo, que se traduz em pressão desmedida sobre toda a equipe e que acaba produzindo efeito contrário do desejado, ou seja, a redução da produtividade.
Buscar o ponto de equilíbrio entre as dimensões que contribuem para o resultado é o grande desafio do gestor que se propõe a trabalhar pelo crescimento da empresa no longo prazo, gerando resultados positivos durante a pavimentação do trajeto, que significa manter a empresa viável também no curto prazo.

Fonte: Blog do Empreendedor

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