quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Empreendedor Revolucionário


Os grandes empreendedores que conheci sempre se posicionaram como agentes permanentes de mudança nas suas empresas, incansáveis estrategistas e realizadores.
Ser um astuto estrategista e um efetivo realizador de mudanças não exige diploma de curso superior, mestrado ou doutorado, precisa sim, no primeiro caso de sensibilidade para perceber a tempo os movimentos que irão interferir no futuro do seu negócio e no segundo, de garra e determinação para implantar as mudanças já definidas.
Uma constatação real é que, aqueles empreendedores que não conseguem fechar o ciclo da mudança foi por que ficaram perdidos pelo caminho, entre a definição da estratégia correta e sua implantação.
Fala se muito em revolução, mas qual é o verdadeiro significado de revolução no mundo dos negócios, senão a transformação de fato de uma realidade já consolidada e resistente a mudanças?
Quem é o verdadeiro agente de mudanças, senão aquele que revolucionou sua própria vida e expandiu os seus limites e horizontes ao máximo, colocando muitas vezes sua própria sobrevivência em risco?
A verdadeira revolução não é didática e muito menos poética, com é vendida na maioria das vezes, através de guias de auto-ajuda.
A revolução de verdade envolve dor, sofrimento, risco e o desconforto permanente de estar com a vida sempre em transformação, não existe porto seguro num ambiente de mudança.
Poucas pessoas conseguem suportar tais condições por muito tempo, por isso que a manutenção do estado de acomodação é a opção preferida, seja na esfera pessoal ou empresarial.
Depois de uma década de experiência, analisando casos de sucesso e de fracasso, afirmo com tranqüilidade, sem me considerar o dono da verdade, apenas uma singela opinião de um observador:
1) A verdadeira revolução é aquela que tem origem na alma do empreendedor e por ter transbordado alcança o seu negócio e contagia todos aqueles que estão sua volta, que passam a acreditar que aquele negócio é possível, apesar de todas as dificuldades que encontrarão pelo caminho.
2) As pessoas necessitam ter em quem acreditar e no que acreditar (regras claras, perspectivas reais) isso faz toda a diferença, esse é o motor da revolução, a verdadeira revolução, a que acontece de forma silenciosa.

Fonte: Blog do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário