quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quando a casa vira “a nossa” casa


Receber hóspedes em casa é uma arte.
A casa que é sempre sua vira “nossa” por alguns dias, o que nem sempre é fácil quando estamos despreparados. Anfitrião bom é aquele que recebe o outro com delicadeza e organização prévia. Hóspede bacana é aquele que sabe respeitar as regras da casa que o hospeda e o tempo regulamentar. Porque, como diz a letra de uma música, “eu não consigo ser alegre o tempo inteiro”.
E para receber bem é preciso estar, no mínimo, com o bom-humor em dia, certo? O que, digamos, não é possível por temporadas longas demais.
Faz tempo que não recebo hóspedes, por isso a animação com a temporada que virá em breve. Receberei amigos na casa nova e já começo a me preparar por aqui. O primeiro passo é resolver a questão da acomodação. Providenciar colchões extras, se for o caso, roupa de cama limpinha e cheirosa acompanhada de alguns mimos de hotel: sabonetes e xampus, toalhas, uma boa luz no quarto em que suas visitas ficarão para dormir.
Resolvida a questão 1, hora de partir para rituais-surpresa para agradar seus convidados. Um café-da-manhã caprichado, por exemplo. Uma cesta com pãezinhos especiais, um é delicioso, frutas frescas servidas cortadinhas com uma porção de iogurte, panquecas com calda de frutas ou mel, por que não? Um vaso de flores no quarto, ao lado de uma garrafa com água para a sede da madrugada, também caem bem.
Vale prestar atenção ainda em detalhes práticos: providenciar uma chave extra para seu convidado ir e vir sem incômodos, o telefone da central de táxi mais próxima da sua casa, um guia ou revista semanal para ele escolher os programas que quer fazer na cidade.
E nada de ficar perguntando o tempo todo se está tudo bem, se falta alguma coisa. Um anfitrião de primeira linha sabe quando está tudo bem e não precisa estressar o convidado com sabatinas diárias. Afinal de contas, quem conhece as regras do receber bem é adepto do mantra “mi casa es sua casa”. bolo caseiro
A foto que ilustra este post é do charmoso hostel Malabia House, em Buenos Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário