quinta-feira, 28 de junho de 2012

OS ESTRANGEIROS E O NOSSO MERCADO IMOBILIÁRIO



Autor: Cláudio Elias Conz (Presidente da Anamaco)
Fonte: Revista Anamaco (220)

Com a expansão da nossa economia, pessoas dos mais diversos países do mundo estão buscando, aqui, novas oportunidades de negócios no mercado imobiliário, que está cada dia mais valorizado. 
(…..)
Os imóveis de nosso país se valorizaram muito nos últimos anos, especialmente nas grandes capitais. (…)  Mas afinal quem são esses estrangeiros que compras imóveis aqui?  De acordo com os corretores, o perfil é bastante variado.  Há residentes no exterior que passam poucos meses aqui e que alugam suas casas para ganhar dinheiro; há muitos executivos que vem para o Brasil a trabalho e há também pessoas interessadas em multiplicar seu capital com a rentabilidade do aluguel ou com a revenda das propriedades.
Os valores médios dos negócios (2003) variam entre 1 milhão e 4 milhões de reais e os investidores geralmente procuram bairros charmosos e nobres.  A taxa de retorno para quem investi aqui é bastante positiva, com uma média de 12% ao ano, o dobra da Alemanha.  E nosso preço ainda é baixo, se comparado a outros países do mundo.
A tendência é que as imobiliárias criem setores específicos para atender estas pessoas.  O volume de chineses querendo investir aqui é bastante grande e, com isso, corretores que falem mandarim estão super valorizados no mercado.  Falar inglês e espanhol é básico para estes profissionais.
Nesse cenário, o brasileiro também vê o imóvel como um importante investimento.  Para ele, trata-se de uma boa opção de reserva de uma aposta na valorização deste bem e um valor para o longo prazo.  Ele também pensa no recebimento de aluguéis como uma forma conservadora e segura de consolidar seu patrimônio.
O investidor brasileiro pensa na valorização que terá em alguns anos, o que é uma forma de ganhar dinheiro para o futuro.  O imóvel é algo palpável, que o brasileiro sente poder confiar, por isso, para ele, é culturalmente um investimento interessante.
Para nós, representantes do varejo da construção, um mercado imobiliário aquecido é muito interessante.  Brasileiras ou estrangeiras, as pessoas quando mudam de casa sempre reformam; se o imóvel é novo, material de construção já está lá.  Movimentando a cadeia produtiva da construção, certamente venderemos mais e poderemos gerar lucros e riqueza para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário