terça-feira, 26 de junho de 2012

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL


Fonte: Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

A fabricação da enorme massa de materiais de construção causa importantes impactos ambientais.  A extração de quase todas as matérias primas implica a destruição de biomas importantes.
Mesmo produtos simples, como a areia e, em especial, a madeira nativa obtida de forma não manejada, causam grandes impactos.  Materiais de construção essenciais como a cerâmica, o cimento e todos os metais dependem de processos térmicos que utilizam combustíveis fósseis ou em alguns casos, madeira extraída ilegalmente, contribuindo para a mudança climática e outros poluentes.

Durante a fase de montagem e uso, alguns materiais liberam compostos voláteis no ambiente colaborando para problemas de saúde dos trabalhadores e dos usuários dos edifícios.  Materiais porosos, como argamassa e gesso, podem também absorver temporariamente ou definitivamente espécies químicas perigosas, como metais pesados e biocidas.

Ao final da vida útil e até mesmo durante a construção os materiais viram resíduos.  Embora na sua maioria estes resíduos não sejam classificados como perigosos, a sua massa elevada implica elevado custo de gestão, que recai parcialmente nas municipalidades.  Infelizmente, até o momento, poucos materiais de construção são reciclados em escala significativa.

A magnitude do impacto de um determinado material de construção varia muito dependendo do processo de produção e gestão ambiental adotado por diferentes empresas fornecedoras.  No entanto, a produção, uso e descarte de qualquer material de construção implica impactos ambientais, sociais e econômicos.

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) elaborou uma cartilha que apresenta recomendações para incentivar o uso sustentável dos materiais de construção.

**E aproveitando que o assunto da vez é empresa ecologicamente eficiente, a ANJO Tintas e Solventes tem ISO14000.  Seus processos de produção respeitam normas rígidas para agredir cada vez menos o ambiente em que vivemos.  Prova disso, é o THINNER ECOEFICIENTE que não contém xileno, benzeno e tolueno (prejudiciais ao sistema nervoso central).**

*Já a LEF Cerâmica, junto com a ViaRosa e ViaÁpia, tem seus investimentos produtivos pensados em conjunto com as práticas de sustentabilidade, dentre eles: tratamento de efluentes, depurador de gases e reflorestamento.*

**A Poly Metais Sanitários trata os efluentes e suas linhas são desenhadas para não agredir visualmente os ambientes naturais da construção.**

Solicite seu orçamento de metais, tintas e cerâmicas, teremos o maior prazer em atendê-lo e esclarecer qualquer dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário