quinta-feira, 19 de julho de 2012

CUSTEIO - meta no produto imobiliário



A diversidade e resistência à mudança são elementos frequentes no setor da construção civil. Por um lado os clientes, e por outro as empresas envolvidas em um empreendimento, buscam estratégias de maximização de seus próprios benefícios de maneira fragmentada. Os resultados são conhecidos: os empreendimentos excedem as previsões iniciais de custo, são entregues com atraso, muitas vezes com alta incidência de não-conformidades, e ao final, não correspondem às expectativas de clientes e usuários finais. 

O problema merece reflexão e abre espaço para novas abordagens estratégicas, tendo em vista o novo ciclo de crescimento do setor.

O site PINIweb divulgou um estudo de caso de um empreendimento de grande porte, onde ficou evidente a oportunidade de aplicação do custeio-meta na construção civil. 

A leitura deste documento é essencial para os profissionais do setor, pois de acordo com o próprio autor, o custeio-meta adota uma postura proativa e inovadora em relação aos custos, em que o valor não é definido apenas com base no que os clientes desejam, mas também no quanto eles podem e estão dispostos a pagar. 

Essa abordagem pode representar uma estratégia de grande potencial para o desenvolvimento de produtos, na qual o foco do planejamento de custos migra para aqueles itens que efetivamente criam valor na perspectiva do cliente. No contexto atual de concorrência acirrada no setor, oportunidades interessantes se apresentam para o desenvolvimento de produtos imobiliários com alto valor agregado na perspectiva do cliente, a um custo razoável. 


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