sexta-feira, 27 de julho de 2012

Observação de aves


Por: planetasustentavel.abril.com.br/especiais/aves
OBSERVAÇÃO DE AVES / BIRD WATCHING
O Brasil está entre os três países com maior diversidade de pássaros do mundo. E isso certamente explica parte do crescimento da prática de birdwatching no pais: afinal, há espécies de montão para observar, ouvir e se deleitar. E sua profissionalização ainda pode nos tirar do primeiro lugar no ranking de pássaros ameaçados de extinção, transformando observadores de aves em fiscais voluntários da natureza, perfeitos aliados da preservação.
Este especial, que celebra o lançamento do aplicativo de Aves do Brasil – Mata Atlântica, explica o que é birdwatching, como surgiu, quem pode praticar, material necessário, código de ética e glossário. Ainda traz reportagem sobre a prática no Brasil e uma entrevista com Luís Fábio Silveira, diretor do Museu de Zoologia da USP. Boa leitura!
O QUE É
A observação e o estudo das aves na natureza. A atividade pode ser feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos e câmeras. A observação de aves envolve também a audição, já que grande parte dos pássaros pode ser notada e identificada mais rapidamente pelos sons.
A principal motivação dos adeptos da observação de aves é recreativa e social – o que distancia esta atividade da ornitologia, que utiliza métodos científicos mais formais para o estudo dos pássaros.

HISTÓRICO
            Os primeiros registro da mudança no foco da observação de aves datam do final do sec.18.  Anteriormente estudadas devido à sua utilidade, principalmente na alimentação, as aves passaram a ser também objeto de análise por seus aspectos estáticos.  No final do sec. 19, com o aumento das preocupações com a conservação das espécies, a atividade ganhou popularidade.
A organização em rede dos observadores de pássaros propiciou o surgimento de publicações específicas sobre o assunto – em 1967, John Gooders lançou o livro Where to Watch Birds (Onde Observar Aves), que vendeu 250 mil cópias em diversas edições.
A mobilidade trazida pela popularização do transporte aéreo fomentou a observação de aves transnacional.  Em 1965, a empresa britânica Ornitholudays oferecia pacotes de viagens para a realização da atividade em diversos países.

QUEM PODE PRATICAR
A atividade do observador de pássaros consiste basicamente de saídas de campo em busca de aves em seu ambiente natural.  Os locais de observação vão desde jardins, praças e parques urbanos, passando pela zona rural, campos, matas e florestass.  Resumindo, onde há aves em liberdade, existe potencial para a realização do birdwatching.
As ocorrências são geralmente anotadas e compartilhadas através de redes de observadores de aves.  Boa parte dos observadores sai a campo com aparelhos fotográficos.  O registro dos pássaros avistado para plataformas colaborativas online, onde as imagens são analisadas e possíveis dúvidas sobre a classificação das aves são discutidas.

MATERIAL DOS PROTICANTES
A discrição é essencial para os praticantes de birdwatching.  Para não afugentar as aves, é necessário passar despercebido – procure utilizar roupas em tons neutros como cáqui ou verde oliva e evitar odores estranhos à natureza.
Os binóculos são essenciais para avistar os animais mais distantes e escondidos em meio às árvores, além do equipamento de registro das ocorrências (bloco de anotações, câmera fotográfica, filmadora e gravador para o registro do canto das aves).
Os observadores utilizam também guias sobre as espécies locais para identificar as ocorrências.  Recomenda-se também o conhecimento prévio do ecossistema visitado para diminuir o risco de acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário