ASmallWorld
Criada
em 2004, já conta com mais de 300 mil membros mas, ainda assim, um “pequeno
mundo” perto do Facebook, por exemplo, que pode apresentar um só grupo com
números semelhantes.
O
site capta uma rede de pessoas que estão ligadas por três graus de separação.
Com
a idéia de atrair empresas para desenvolver seu branding com esse sofisticado
e influente grupo de pessoas, Erik Wachtmeister, fundador, teve como
meta a criação de um destino único, particular, no qual as pessoas poderiam
se conectar e trocar informações com toda a confiança.
Segundo
ele, a comunidade é formada por pessoas interconectadas, interessadas,
educadas, que conhecem o mundo e procuram se relacionar com outras pessoas,
buscando sempre informações confiáveis.
Wachtmeister
ressalta que as empresas de luxo não deveriam conduzir conversações com a
sociedade, mas investir nos resultados do marketing experiencial com pequenos
e potenciais grupos de pessoas.
Seu
último lançamento foi a ASmallMagazine, uma revista que pretende documentar
os aspectos da cultura social e contemporânea que se cruzam com as vidas dos
membros do site. A idéia é envolver pessoas interessadas em temas
interessantes, ser um canal de inteligência coletiva, identificar tendências,
além de elogiar o trabalho daqueles que fazem a diferença, estimular o debate
social e político e ainda tornar-se uma oportunidade para os membros falarem
e promoverem suas relações dentro da comunidade.
Existe
também a divulgação de eventos dentro desta ferramenta. São jantares, festas
e acontecimentos culturais em todo o mundo.
Atualmente,
a ASmallWorld vem sofrendo com o paradoxo do sucesso no mundo do luxo, pois
está crescendo muito e começa a receber críticas. Muitos acreditam que a rede
social deveria limitar o número de membros para manter sua exclusividade ou
pode acabar perdendo seu sentido.
Elysiants
O
slogan do site já é um convite para entrar em um mundo “mágico”: “Celebrate
Life in Style” (Celebre a Vida em Grande Estilo). O site nasceu no Caribe em
2008 e tem o objetivo de compartilhar estilos de vida.
Com
escritórios em Amsterdã, Hong Kong e Dubai, o Elysiants desembarcou
recentemente no Brasil. Cada membro dispõe de somente três convites, o que
exige uma seleção rigorosa dos seus convidados.
Em
entrevista exclusiva para o site Gestão do Luxo, Loy Wanderley Junior,
diretor regional da Elysiants para o Brasil, disse que o site teve um
lançamento extremamente bem sucedido na Pink Elephant, casa noturna em São
Paulo. Segundo ele, a empresa tem sido extremamente bem sucedida em construir
um grupo de membros ativos que está se expandindo rapidamente na
região.
O
empresário declarou ainda que, ao longo do ano, a empresa vai investir ainda
mais na América Latina, pois acredita fortemente neste mercado e, de acordo
com ele, é onde o estilo Elysiants realmente vai em encontro com o estilo latino.
“O
site funciona como uma máquina de recomendação social onde nossos membros
podem rapidamente e, da melhor forma, encontrar pessoas interessantes,
lugares para ir e manter-se próximo dos seus amigos”, acrescenta.
Com
relação ao perfil do público, Loy explica: “nossos membros usam o Elysiants
para mostrar quem eles são, quais as marcas eles gostam e se identificam,
onde eles têm estado, onde eles gostam de freqüentar e quais as entidades
beneficentes que suportam. Podemos dizer que 52% deles são homens e têm entre
25 e 40 anos e 48% são mulheres e a maioria entre 20 e 35 anos. Tem
formação internacional, alta renda, educados, poliglotas, adoram moda e
tecnologia e são atentos a marcas de luxo. Além disso, 64% das pessoas tem
uma renda anual de USD 250.000.”
Os
associados da Elysiants podem conectar-se com outras pessoas, mas também com
marcas, hotspots, países e entidades beneficentes. Podem ainda postar blogs,
mensagem nos fóruns, ler as últimas notícias do estilo de vida luxuoso e
manterem-se informados sobre os eventos atualizados em suas áreas de
interesses ou geográficas.
Para
sustentar o site e ser lucrativo, o Elysiants oferece um extenso conjunto de
possibilidades de publicidade, que variam de patrocínio de eventos a
ferramentas de marketing. A base de produtos utilizada é uma “Brand Page” ou
“Hotspot”. Este micro-site dentro da comunidade permite aos anunciantes se comunicarem,
identificarem a marca e darem benefícios aos associados.
O
diretor da Elysiants declarou ainda ao Site Gestão do Luxo que, com um
mercado no qual as tendências são extremamente importantes para a
sobrevivência da empresa, além da qualidade e satisfação dos clientes, as
companhias usarão intensivamente metodologias da internet para se comunicar e
ouvir seus clientes. “A internet e as mídias sociais serão cada vez mais
utilizadas para encontrar novas tendências e construir relacionamentos com
suas marcas relacionadas”, finaliza.
Luxury
Society
O
co-fundador da rede social Luxury Society, Imram Amed, também criador do site
“The Business of Fashion”, acredita que oferece uma ferramenta inteligente e
conteúdo relevante que ajudam as pessoas no seu dia a dia e nos
relacionamentos profissionais, levando em conta o novo ambiente econômico em
que vivem. E sua tese se confirmou, visto que, nas primeiras semanas de
lançamento, já contava com mais de dois mil associados.
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Quando questionado sobre a lucratividade para as empresas no ambiente
das redes sociais, Imram é enfático: “Se você tem fãs na rede que falam entre
eles e sobre sua marca, é natural que sua fidelização seja reforçada e isso
gera impacto em receita. Quando as pessoas afirmam que é difícil unir redes
sociais e vendas, elas estão certas, mas existe um ponto que estão esquecendo.
Não estamos falando somente de vendas, mas de engajamento. A indústria do luxo
caracteriza-se pelos relacionamentos pessoais e, em um ambiente de expansão
global, essa conexão pessoal se perdeu. Pois as redes sociais exclusivas podem não substituir essas relações, mas fazer com que as empresas se sintam mais próximas do consumidor novamente e o cliente mais próximo das suas marcas preferidas.
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