sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Casa com mirante nos arredores de Belo Horizonte


A sala é ampla, com janelões de vidro. Os acabamentos, como o teto de cimento queimado, muro de pedra e janelas de alumínio anodizado, harmonizam a casa com o entorno.

Reportagem Ana Sant’Anna | Design Júlia Blumenschein | Ilustrações Campoy Estúdio | Fotos Leonardo Finotti

Parcialmente apoiada, como uma pedra sobre o morro desafando a gravidade. “Essa era a imagem que eu fazia da minha futura moradia”, conta Guilherme, executivo no ramo de mineração. Ele e a mulher, Eliane, não tiravam da cabeça a ideia de uma casa-mirante, da qual avistassem a paisagem ao redor.
Composta de três blocos sobrepostos, a construção mescla diferentes materiais. Grandes painéis de vidro e massa de cimento traduzem a linguagem do primeiro andar. Já o térreo é dominado pelasvenezianas de alumínio anodizado grafte (Finestre Bianca). Para o muro de embasamento, pedra quartzito cinza, da Muralha.

Como o casal realizou o sonho da casa mirante
Com o auxílio do arquiteto Marcelo Alvarenga, irmão de Guilherme, o casal escolheu um terreno acima do nível da rua num condomínio em Nova Lima, MG. “O aclive chega a 45% de inclinação. Para evitar cortes drásticos, posicionei a construção no meio do lote”, diz o arquiteto. Os três andares acessam a curva da encosta: pela garagem ou na entrada social, no térreo; pelo deck da piscina, no primeiro pavimento; ou pelo terraço, no segundo andar. “Os blocos sobrepostos contrastam com as linhas orgânicas do entorno montanhoso”, descreve Marcelo. A família apostou nessa ideia e também na integração entre interior e exterior. E viu materializar-se diante de seus olhos a vista quase completa da cidade vizinha: Belo Horizonte.

Como os desníveis foram vencidos
Para facilitar o acesso e evitar o uso excessivo de escadas, a garagem fcou no térreo, no mesmo nível dos quatro dormitórios. no primeiro andar, os ambientes sociais fazem companhia às áreas de serviço e à varanda coberta. Essa última, com churrasqueira e forno de pizza, é um dos locais prediletos da família. “A ideia era aproveitar a proximidade da cozinha e ainda manter a varanda pertinho da área de lazer”, explica o arquiteto. A circulação fuida entre os ambientes funcionou: “Adoramos cozinhar enquanto recebemos os amigos”, conta o proprietário. Já a sala de tv e o escritório, no segundo pavimento, fazem as vezes de mirante. de lá, os moradores apreciam o skyline da cidade mineira. Podem ainda aproveitar a visão panorâmica de dentro da sala de tv – basta abrir as cortinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário