quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conheça as casas flutuantes existentes na Holanda


A Holanda é um dos países que mais sofrem com as mudanças climáticas e a sua história é marcada pelos esforços da população para proteger o território da invasão do mar em ampliar seu território com comportas e aterros. Em 80 anos já foram construídos diques de até 30 km de extensão na tentativa de conter o avanço das águas.
Os famosos moinhos de vento, que viraram marca registrada da Holanda, foram criados para bombear a água de forma continua para fora e assim, criar espaços para novas casas e para a agricultura.
Uma alternativa achada pelos holandeses foram as casas flutuantes, ou casas embarcações. Atualmente, os barcos ancorados  nos canais de Amsterdam, na maioria, são residências. Mas o que difere essas casas são o conforto e a arquitetura. Algumas delas estão sendo construídas em terra firme e projetadas para flutuar quando o nível da água subir.
Existem aproximadamente 16 mil casas prontas e mais 1500 estão sendo construídas anualmente. Elas são feitas em cima de cascos de aço ou em bóias de alumínio e colocadas em estacas que sobem e descem de acordo com a maré. Já as tubulações de água, luz e esgoto são mais longas e flexíveis. 
E cada vez mais surge vilarejos em cima dos canais de Amsterdam parecido com os existentes na Ásia que também sofre com enchentes, mas  o modo de construção feito na Holanda e a estrutura das casas fazem toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário