quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Vício traz riscos ao coração


Dentre as dezenas de malefícios do cigarro, médica do INC aponta as chances de infarto e AVC. Confira a lista com as atividades que acontecem nesta quarta-feira

POR Tiago Frederico
Rio - O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quarta-feira, dia 29 de agosto, pode ser um bom momento para os dependentes do cigarro darem o primeiro passo e deixarem de lado o vício, que tanto prejudica a saúde. Segundo a médica Lilian Faertes Nascimento, chefe do Serviço de Saúde Mental do Instituto Nacional de Cardiologia, ao qual o Grupo de Tratamento do Tabagismo está vinculado, o fumo afeta diretamente as artérias coronárias, causando vasoconstrições que podem causar inclusive um infarto.
“Cada vez que o fumante traga o cigarro, a nicotina faz com que as artérias coronárias se contraiam, causando o que chamamos de vasoespasmos. Esses vasoespasmos podem desencadear doenças coronarianas e doenças embólicas que podem levar a pessoa a sofrer acidentes vasculares cerebrais, infartos, dentre outras implicações graves para o sistema cardiovascular.”, aponta Lilian.

O trabalho do Grupo de Tratamento de Tabagismo do INC é feito através de encontros semanais, nos quais são discutidos temas relacionados aos malefícios do tabagismo, de acordo com as diretrizes preconizadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em conjunto com o Ministério da Saúde.
Para o paciente que para de fumar, é realizado um trabalho de acompanhamento principalmente durante o primeiro ano, período em que a recaída é mais comum. O tratamento pode ser feito ainda com o uso de medicamentos específicos, prescritos após avaliação médica.
“As pessoas precisam se conscientizar de que o tabagismo é realmente um problema muito sério. Independente de outros fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes ou hereditariedade, o tabagismo pode, por si só, levar uma pessoa a desenvolver um problema cardiológico, entre tantas outras complicações que o uso do fumo pode causar. Os recursos para tratamento são muitos, mas costumamos dizer que o principal é a pessoa se conscientizar e querer parar de fumar. Abandonar o vício é realmente possível.”, conclui Lilian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário