terça-feira, 7 de agosto de 2012

Organização é a palavra de ordem


Autor: Flávia Alves de Brito Lacerda
Fonte: D-olho na qualidade: 5S para pequenos negócios
Conheça as ações básicas para um processo de organização
No mundo globalizado, marcado pela livre concorrência, as empresas precisam serlucrativas e racionais. Não há mais lugar para desordem, bagunça ou improvisação.É preciso economizar energia, tempo e, principalmente, dinheiro.
A organização virou palavra de ordem nas empresas. Após a etapa do descarte,cada objeto deve ser mantido no seu próprio lugar.
Para auxiliar o processo de organização, algumas ações são fundamentais:
Um é melhor
A regra é utilizar apenas o que for estritamente necessário. 
Frequência de uso
A frequência com que se usa determinado objeto é o que define o melhorlugar para guardá-lo.
Controle visual
A visualização é uma das medidas mais adotadas quando se quer impor umpadrão de organização. Além do objeto estar em local adequado, a colocação deetiquetas, cartazes e avisos é uma estratégia bastante comum para se organizarum ambiente de trabalho.
Um lugar para cada coisa
Os objetos que sobraram após a etapa do descarte devem ser identificados eguardados em locais diferentes.
Tampas e portas
Prefira armários sem tampas ou portas. Os modelos fechados são depósitos deobjetos inúteis e contribuem para a desorganização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário