terça-feira, 18 de setembro de 2012

Quando a rua é inspiração para a nossa casa


Por Chris Campos
A rua, as pessoas, um filme, obras de arte, as cores do dia… Tudo o que você do lado de fora da sua casa serve de inspiração para compor seu universo particular. Costumo dizer que quando ando pelo bairro, de manhã bem cedo, penso melhor. Ideias para os meus escritos e referências que, depois, irão para os meus próprios domínios, aparecem a cada quarteirão percorrido. Mesmo quando os passos são apressados. A maneira como as flores estão dispostas na floricultura, as combinações de cores das plantas encontradas pelo caminho. Uma maneira divertida de arrumar os pães na mesa do café da manhã? Pode vir de uma atenção especial dispensada à vitrine do balcão da padaria.
Dos filmes do cinema, já tirei muita ideia boa para a decoração da minha casa. E o que dizer das exposições de arte que pipocam na cidade? Cada uma delas traz novas possibilidades de organizar os quadros nas paredes. Se tiver instalação na parada, ainda melhor! Já fiz cada coisa inspirada em obras de artistas talentosos… Ouvir música é igualmente inspirador. Referências para trilhas sonoras incríveis para o seu lar podem vir da coletânea sedutora de um restaurante que você gosta ou de um programa novo sintonizado no rádio do carro.
Parques são altamente inspiradores. Outro dia dei minhas voltinhas por um que tinha, além dos básicos de qualquer parque, tecidos e  objetos que pendiam dos galhos das árvores mais altas. Depois de conferir cada detalhe daquela cena inusitada, descobri a origem da novidade: eram trabalhos artísticos de uma experiência que preencheu não só o “meu” parque, mas muitos outros pedacinhos da cidade – que, às vezes, parece dura com seus moradores. Mas, se você prestar atenção aos detalhes, pode enxergar o que muita gente não vê na correria de um dia após o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário