terça-feira, 2 de outubro de 2012

Francesco Borromini


Francesco Castelli era filho de Giovanni Domenico e de Anastasia Garvo.
Francesco Borromini (Bissone, no lago Lugano, hoje pertencente à Suíça25 de Setembro de 1599 - Roma 3 de Agosto de 1667) foi um arquiteto barroco, que disputava, em seu tempo, as glórias de Grande Mestre com Gian Lorenzo Bernini.
Arquiteto e escultor italiano, Francesco Castelli, mais conhecido por Francesco Borromini, nasceu em 1599, em Bissone, na Lombardia, e morreu a 2 de setembro de 1667, em Roma. Por volta de 1610 foi para Milão aprender o ofício de talhar a pedra e, em 1620, mudou-se para Roma onde se torna um dos artesãos de Carlo Maderna (1556-1629), o mais importante arquiteto italiano na época, colaborando nos trabalhos da Catedral de S. Pedro e no Palácio Barberini. Com a morte de Maderna, em 1629, passa a trabalhar com Giovanni Bernini (1598-1680) que fora nomeado arquiteto oficial de S. Pedro em sua substituição, e participa na execução do Baldaquino sobre o túmulo de S. Pedro. Em 1633, Borromini começa a trabalhar como arquiteto por conta própria, iniciando uma contenda com Bernini que duraria até ao fim dos seus dias. A sua primeira grande encomenda, e uma das suas obras primas, foi a igreja de S. Carlo alle Quattrofontane (1638-41) onde expressa o seu estilo pessoal e que foi criticada por Bernini que o acusa de subverter as regras da arquitetura clássica e as proporções arquitetónicas baseadas no corpo humano, que ele entende serem sagradas por este ser feito à imagem Divina. De facto Borromini, que é um grande conhecedor da arquitetura clássica, reivindica o direito de interpretar livremente os motivos herdados da grande arquitetura romana recusando o que ele considera ser uma mera cópia desses monumentos. Esta atitude, que representa o pensamento barroco, foi largamente seguida pelas gerações vindouras e o seu exemplo espalhou-se por toda a Europa. Borromini era uma pessoa perturbada, morreu com um ferimento que infligiu a si próprio, deprimido por a sua obra não ser devidamente reconhecida pelos seus contemporâneos.

 
 
 
 

A ANJO TINTAS E SOLVENTES TEM A COR CERTA PRA VC!!
E QUE TAL AS CERÂMICAS E OS PORCELANATOS DO GRUPO LEF?  O PRETO DARÁ AQUELE TOQUE DE ELEGÂNCIA E SOFISTICAÇÃO!
NA POLY METAIS SANITÁRIOS, VC ENCONTRARÁ OS METAIS CERTOS PARA SEU EMPREENDIMENTO.  AQUELE METAL QUE COMBINARÁ COM OS DEMAIS DETALHES DE DECORAÇÃO!
CONFIRA AS TORNEIRA EM ABS DA VIQUA, VC IRÁ SE SURPREENDER COM A QUALIDADE E BELEZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário