quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Palpite no negócio alheio


Em 16 de janeiro de 2006, o jornal The New York Times, publicou uma entrevista  com o Presidente do conselho de administração da DELL, Michael Dell, a pergunta era que conselho ele daria a Steve Jobs para consertar a APPLE, a resposta foi:
“Eu a fecharia e devolveria o dinheiro aos acionistas”.
Naquele momento a DELL era líder de vendas mundiais no mercado de PC, Michael Dell havia se afastado do comando da empresa e desfilava como um grande vencedor, ocupando o assento de presidente do conselho de administração.
A APPLE se recuperava de uma década turbulenta, alternância de CEOs,   instabilidade na vendas e queda de lucros.
Steve Jobs retornava ao comando da APPLE naquele momento, após o seu afastamento traumático pelos acionistas, agora revigorado e  cheio de idéias, decidido a transformar a empresa, dando-lhe uma nova perspectiva a partir do lançamento de produtos inovadores.
Em seguida o que aconteceu todos sabemos, a DELL afundou numa crise de vendas, Michael Dell teve que retornar como CEO da DELL para salvá-la e a APPLE disparou em vendas e lucros.
Ironia do destino ou algo previsível?
O que Michael Dell não percebeu é que enquanto se ocupava em dar palpites sobre a APPLE, sua empresa já dava sinais de esgotamento na estratégia principal, que era a venda de PC a baixo custo via internet.
Por outro lado Steve desenvolvia novos produtos como o IPOD, IPHONE, ITUNES e IPAD, inovação em estado líquido.
Transportando esse episódio para o nosso dia a dia, quantas vezes nos deparamos com empreendedores especializados em palpitar sobre os negócios dos outros, como se fosse PHD na empresa alheia e descuidam do básico nas suas empresas?
Por que nossa lente é tão aguçada quando olhamos para o negócio dos outros e tão míope quando olhamos para dentro do nosso negócio?
Será que é por que temos o hábito de considerar que as nossas idéias são as melhores e que acertamos sempre?
Realmente não sei a resposta, apenas constato que se o tempo dedicado a palpitar sobre o negócio alheio fosse dedicado a melhorar o empreendimento que temos sob o nosso comando a chance de sucesso seria aumentada enormemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário