segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Reciclagem


Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o símbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva:
                                                                   
                   
Importante: mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem ele pode ser reciclável. 
É importante saber que tipos de material estarão sendo recolhidos e encaminhados, qual a forma de armazenamento e qual a quantidade mínima a ser destinada à cooperativa/empresa. Pode-se começar com apenas alguns tipos de materiais e ampliar gradativamente. 
Em se tratando de um condomínio, escola ou empresa é importante haver uma pessoa ou grupo responsável pela coordenação do programa de coleta seletiva. É fundamental fazer a divulgação explícita e permanente dos preços obtidos com a venda dos materiais e das quantidades coletadas por tipo de material.

Como separar
Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes: um para o lixo úmido e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para o lixo seco: plástico, metal, vidro e papel, todos devidamente lavados e/ou limpos e secos. 
No caso de condomínios, escolas ou empresas, pode-se aumentar o número de recipientes destinados à coleta seletiva, identificando-os por cores e tipos de material: 

PAPEL
VIDRO
METAL
PLÁSTICO
ORGÂNICO
REJEITO
·                     Azul - Papel;
·                     Verde - Vidro;
·                     Amarelo - Metal;
·                     Vermelho – plástico;
·                     Marrom – Orgânico;
·                     Cinza – Material sujo e que não serve para a reciclagem.
É importante estabelecer um local prático e de fácil acesso para a colocação desses recipientes. Procure saber se existem na região grupos de catadores, sucateiros, ferros-velhos (geralmente eles só pegam grandes quantidades de material), ou iniciativas comunitárias e de organizações não-governamentais. Clique aqui para procurar em sua cidade quem recebe os materiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário