segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bioconcreto – O concreto com bactérias que se auto-repara


Investigadores da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, estão desenvolvendo um tipo de concreto que contém na sua constituição bactérias produtoras de calcite (carbonato de cálcio), capazes de conferir ao material propriedades de auto-reparação. Esta nova tecnologia poderá, em teoria aumentar exponencialmente o tempo de vida das estruturas de concreto e reduzir substancialmente os custos de manutenção.
Quando surgem fissuras numa estrutura constituída por este tipo de concreto, as bactérias alcalifílicas existentes no seu interior ficam expostas a um meio ácido, que desencadeia a produção de calcite. Este material vai encher as cavidades de dentro para fora, selando lentamente qualquer orifício ou fissura através dos quais os agentes ambientais agressivos pudessem penetrar e originar a degradação do aço das armaduras ou do próprio concreto.
O Bioconcreto é obtido através da adição de bactérias e nutrientes (lactato de cálcio) à argamassa. As bactérias permanecem em estado latente durante a mistura e durante grande parte da vida útil da estrutura de concreto e apenas são ativadas em presença de água, quando a água da chuva penetra através de rachaduras no concreto.
Esta capacidade de auto-reparação é especialmente importante em estruturas de concreto armado enterradas ou de difícil acesso.
Este concreto inovador foi criado em 2009 pelo Microbiólogo Henk Jonkers e pelo Engenheiro Especialista em materiais de construção, Eric Schlangen que tem estudado e melhorado o bioconcreto desde então. O processo de comercialização deverá ter início dentro de 2 a 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário