quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ONU premia projeto “Escritório Verde” da Tecverde Engenharia e UTFPR


Escritório Verde é destacado em educação e sustentabilidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) premiou nesta semana o projeto Escritório Verde da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) que teve construção da Tecverde Engenharia, pioneira no Brasil em sistema Wood Frame de construção sustentável. A ONU destaca a contribuição do projeto paranaense ao integrar a sociedade nas práticas em prol da sustentabilidade.
O prêmio foi oficializado na “Sétima Conferência dos Centros de Expertise em Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, que aconteceu na Coreia do Sul. O Escritório Verde foi um projeto inovador que provou que sustentabilidade e eficiência podem caminhar lado a lado.
“É muito gratificante para a Tecverde estar envolvida em um projeto que possui esse objetivo tão importante de difundir a sustentabilidade pela educação. É mais uma prova de que não só o futuro, mas principalmente o presente está no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Nos orgulhamos de ser referência nesta área que está se desenvolvendo rapidamente, principalmente pelo fato da população perceber que o futuro que todos nós queremos está neste tipo de mudança”, ressalta Beto Justus, sócio e diretor administrativo e financeiro da Tecverde Engenharia.
O escritório começou a ser construído em fevereiro de 2011 e demorou poucos meses para ficar pronto, devido à agilidade do processo construtivo wood frame que industrializa a obra. A montagem das paredes levou duas semanas para ser produzida e mais uma semana para serem erguidas. Certificada com o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), a construção foi finalizada com toda a parte hidráulica e elétrica instalada em dois meses.
“O sistema wood frame nos permite construir em um prazo muito reduzido, de uma forma precisa, com um conforto térmico e acústico maior e 80% menos emissão de gás carbônico. Todos os painéis de parede, entrepiso e cobertura foram produzidos na fábrica da Tecverde e instalados no local em apenas cinco dias e com redução de 85% de resíduos de obra”, destaca Beto.
Atualmente, o Escritório Verde abriga o Centro Regional de Integração de Expertise em Educação para a Sustentabilidade (CRIE-Curitiba). O Centro tem como objetivo promover a educação para mudanças de comportamento que levem ao equilíbrio ambiental nas áreas econômica, ambiental, social e cultural.
“Nós acreditamos tanto na educação e na difusão de tecnologias verdes para um mundo melhor, que estamos finalizando agora o primeiro Núcleo de Soluções Sustentáveis em parceria com o Senai de Curitiba, que terá o objetivo de servir como laboratório de ideais e soluções para um mundo melhor”, finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário