quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Reformas seguras

by EDUARDO MIKAIL
Se o imóvel vai receber reformas, o primeiro passo é procurar um profissional qualificado como engenheiros civis, arquitetos, engenheiros eletricistas e hidráulicos. Essa é a recomendação do engenheiro civil Altair Ferri, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam).

Para cada tipo de reforma existe um profissional mais adequado, mas, normalmente, em obras que têm a estrutura alterada, quem deve realizar o acompanhamento é um engenheiro civil ou arquiteto dotados de registro de responsabilidade – Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), para os engenheiros, e Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), para os arquitetos, que comprova que os trabalhos estão sob a responsabilidade de um profissional habilitado.
De acordo com Ferri, se a reforma consiste em trocar o forro de gesso de um apartamento, por exemplo, o profissional deve estar capacitado para identificar o peso da estrutura e os objetos que serão fixados para garantir a estabilidade da obra.
O alerta do engenheiro é para os edifícios construídos em alvenaria estrutural e somente um profissional é quem pode fazer a avaliação.
“Nesse tipo de obra, é importante que as pessoas se lembrem que as paredes assumem parte da carga de peso do prédio e se forem quebradas para aumentar a sala ou o quarto, podem comprometer toda estrutura”, afirma. Ele completa que a simples retirada de uma parede pode resultar na queda de um edifício inteiro.
Os vícios construtivos também podem ser evitados com o acompanhamento. Esse tipo de problema consiste em rachaduras, trincas, infiltrações, mau funcionamento dos aparelhos elétricos e hidráulicos.
“Geralmente, o pedreiro contratado para a mão de obra não conhece todos os fatores importantes para manter a estrutura. Não necessariamente o imóvel vai desmoronar, mas o resultado é uma obra que apresentará problemas frequentemente”, analisa Ferri.
O engenheiro ressalta que reformas irregulares estão sujeitas a multa aplicadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/PR), órgão responsável pelo controle e fiscalização.
Via O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário